Caros leitores, é com satisfação que a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército comemora o Bicentenário da Independêncial do Brasil, publicando mais uma edição do PADECEME. Neste ensejo, o corrente Programa de Atualização dos Diplomados da ECEME é dedicado a rememorar destacados feitos, bem como os protagonistas da epopéia brasileira pela soberania nacional. Os artigos apresentados nesta edição são fruto de extensa pesquisa por parte do corpo discente desta Escola, com ênfase nos aspectos militares.  

A celebração da História e apego aos valores que sustentam a coesão nacional encontram guarida em nossa Escola. Os acontecimentos aqui detalhados levam à reflexão dos desafios superados pelo povo brasileiro em sua emancipação no início do século XIX. Tais feitos se concretizaram em razão da liderança de heróis nacionais movidos pelo patriotismo, sendo exemplos permanente de altruísmo e dedicação ao Brasil.

O primeiro artigo apresenta as tratativas para o reconhecimento da Independência do Brasil junto à sociedade internacional, a conquista gradual da soberania e a diplomacia junto a atores relevantes na Europa e América. A Guerra de Independência é descrita no segundo artigo desta publicação perpassando a movimentação das forças militares e o enfrentamento às resistências no nordeste brasileiro e na Cisplatina, evidenciando que a independência não se configurou como simples rearranjo político. O terceiro artigo, por sua vez, aprofunda-se nos combates na Bahia, com ênfase nas ações em Itaparica e no cerco à Salvador, expondo o custo humano e material para a consolidação deste processo de emancipação.

O detalhamento da doutrina, armamento e logística dos conflitos da Guerra da Independência foram caracterizados no quarto artigo. É patente que o “grito do Ipiranga” respaldou-se no atrito de forças luso-brasileiras, naus e lideranças do Exército e da Marinha Imperial. Já o quinto artigo destaca as personalidades civis e militares cuja conduta e exemplo marcaram a formação brasileira. Fechando esta edição, o sexto artigo ressalta a formação do Exército Brasileiro no Primeiro Reinado e seu desenvolvimento com a participação efetiva na solução de crises e protagonismo nos eventos que moldaram a trajetória histórica percorrida pelo Brasil.

Por fim, agradeço aos autores dos artigos incluídos neste PADECEME e convido aos diplomados a participarem das discussões aqui apresentadas. É mister a compreensão deste precioso período da História que implementou as bases da integridade territorial e é amálgama do povo brasileiro. Nesta celebração do Bicentenário da Independência do Brasil reafirmamos o compromisso desta Casa em divulgar os feitos que marcaram a História brasileira, enquanto estimulamos o culto aos heróis nacionais e valores tão caros à sociedade.  

Tenhamos todos uma boa leitura!

Publicado: 2022-11-10