Capoeira e cotidiano escolar:

o corpo em movimento e a aprendizagem significativa através das narrativas e seus contextos

  • Washington Adolfo Batista
Palavras-chave: Capoeira, Cotidiano Escolar, Narrativas, Educação Física

Resumo

Neste trabalho aborda-se brevemente a história da capoeira, assim como a sua prática no Brasil. Além disso, procurou-se falar mais em particular da importância das narrativas, memórias e histórias do mestre de capoeira (oralidade) e a  musicalidade que fazem parte desta prática, artes que englobam a arte-capoeira. Buscamos apresentar uma pesquisa onde o leitor consiga visualizar como o trabalho com a capoeira (instrumento que foi escolhido como foco deste trabalho) pode ser rico no contexto escolar. São trabalhados, em forma de revisão bibliográfica, conceitos de Bruner (1997), Lima, Oliveira e Vilela (2013), Certeau (1994) e Abreu (1999). Considera-se que o trabalho atingiu seu principal objetivo: fomentar a discussão entre os conceitos eleitos academicamente e o cotidiano escolar, apontando para as questões da diversidade cultural que influenciam nesta relação, sendo uma delas o que se chama de currículo oculto e que é bem abordado pela capoeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Washington Adolfo Batista

Oficial Subalterno do Exército Brasileiro. Mestre em Saúde Mental - IPUB/UFRJ, Especialista em Neurociências Aplicadas à Aprendizagem – IPUB/UFRJ, Especialista em Educação e Reeducação Psicomotora – UERJ, Graduado em Pedagogia – UERJ, Graduado em Educação Física – UNIVERSO. Membro do Laboratório de Mapeamento Cerebral e Integração Sensório Motora – UFRJ.

Publicado
2020-01-03
Seção
Artigos