Capoeira e cotidiano escolar:
o corpo em movimento e a aprendizagem significativa através das narrativas e seus contextos
Resumo
Neste trabalho aborda-se brevemente a história da capoeira, assim como a sua prática no Brasil. Além disso, procurou-se falar mais em particular da importância das narrativas, memórias e histórias do mestre de capoeira (oralidade) e a musicalidade que fazem parte desta prática, artes que englobam a arte-capoeira. Buscamos apresentar uma pesquisa onde o leitor consiga visualizar como o trabalho com a capoeira (instrumento que foi escolhido como foco deste trabalho) pode ser rico no contexto escolar. São trabalhados, em forma de revisão bibliográfica, conceitos de Bruner (1997), Lima, Oliveira e Vilela (2013), Certeau (1994) e Abreu (1999). Considera-se que o trabalho atingiu seu principal objetivo: fomentar a discussão entre os conceitos eleitos academicamente e o cotidiano escolar, apontando para as questões da diversidade cultural que influenciam nesta relação, sendo uma delas o que se chama de currículo oculto e que é bem abordado pela capoeira.