Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • O texto está com espaçamento simples entre linhas; com fonte de 12-pontos; e com termos estrangeiros em itálico.
  • O tamanho sugerido do artigo tem no máximo 4.000 palavras, podendo ter ilustrações, com resolução de 300dpi, o mais próximo possível do texto e acompanhadas das respectivas legendas (acima) e fontes (abaixo).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Declaro que este manuscrito ou outro trabalho com conteúdo substancialmente similar:

    a) não foi publicado por outra revista;
    b) não está sendo avaliado para publicação em outra revista;
    c) que uma eventual submissão a outra revista apenas ocorrerá após o retorno da avaliação;.
    d) não foi publicado em anais de eventos.
    * caso o manuscrito já tenha sido publicado em anais de evento mas a versão submetida apresente modificações substanciais, utilize o espaço "comentários aos Editores" para esclarecimentos/justificativa e inclua, durante a submissão, a versão do trabalho já publicada como "documento suplementar".
  • Confirmo a remoção da identificação explícitas ou implícitas ao(s) autor(es):
    a) nas propriedades do arquivo;
    b) em demais partes do texto e, sendo necessário, substituída pelo texto "o(s) autor(es)".
  • Afirmo, como responsável pela submissão, que:
    a) todos os autores estão plenamente cientes da realização deste procedimento e concordam com o conteúdo do manuscrito;
    b) todos os autores declaram explicitamente a não existência de conflito de interesses.

Diretrizes para Autores

NORMAS EDITORIAIS DA REVISTA CIENTÍFICA DO COLÉGIO MILITAR DE BELÉM

“NASCEU FORTE!”

                Estas Normas visam informar sobre o escopo do periódico, bem como orientar os procedimentos a serem adotados pelo corpo redatorial e pelos autores no encaminhamento de artigos para publicação na Revista.

 I – Da Revista, sua denominação e apresentação

 Art. 1º - A Revista Científica do Colégio Militar de Belém - “Nasceu Forte!”, criada no ano de 2021, é um periódico, sem fins lucrativos, de natureza acadêmica, de fluxo contínuo e é publicada em formato eletrônico. Sua estrutura digital e reservatório documental encontram-se no Colégio Militar de Belém, localizado na Avenida Almirante Barroso, 4348, Bairro Souza, cidade de Belém – PA.

Art. 2º - A Revista possibilita os registros de produções acadêmico-científicas de professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, bem como de técnicos e gestores educacionais, dentro de um escopo multidisciplinar que atenda todos os campos que permeiam a Educação e áreas afins.

Art. 3º - O periódico é baseado na política de acesso livre à informação de fluxo contínuo e tem o propósito de ser publicado em duas edições anuais, com artigos originais e inéditos, na versão on-line.

  • 1º Para a editoração da revista, utiliza-se o sistema Open Journal Systems, sistema de código livre gratuito para a administração e publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project, sob a licença GNU General Public License.
  • 2º O endereço de e-mail da revista é: <revistacientificacmbel@gmail.com>, a partir do qual se estabelecerá a comunicação, quando for o caso, entre autores, revisores, corpo editorial e edição geral da revista.

Art. 4º - A denominação “Nasceu forte” reflete a história do Colégio Militar de Belém, que desde a sua formação consolidou-se como uma Instituição que visa à excelência no ensino, considerando o processo de Ensino-Aprendizagem e a troca de conhecimentos entre professor e aluno, a partir de uma construção crítico-reflexiva que ambienta o aluno à vida educacional e científica.

Art. 5º - A Revista Científica “Nasceu Forte!” oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

II – Dos objetivos da revista

 Art. 6º - A Revista tem por objetivo:

  1. Difundir a produção acadêmica do CMBel;
  2. Desenvolver o pensamento crítico, a construção sistemática do conhecimento e o aprimoramento da habilidade da comunicação escrita;
  3. Otimizar a inserção do CMBel junto à comunidade científica nacional e internacional, dentro de sua área de competência (EDUCAÇÃO – área de estudo inserido na grande área de concentração DEFESA NACIONAL);
  4. Incrementar qualitativa e quantitativamente a produção acadêmico-científica dos docentes do CMBel;
  5. Zelar pela qualidade técnico-científica dos trabalhos produzidos e pela regularidade de suas publicações; e
  6. Favorecer a continuidade do fluxo da produção de conhecimento no CMBel.

 III – Das orientações gerais para submissão de trabalhos

Art. 7º - Os textos devem ser encaminhados exclusivamente por meio do Open Journal Systems (OJS), cujo acesso é realizado mediante cadastro anterior, utilizando o link: <http://www.ebrevistas.eb.mil.br/>.

  • 1º - O arquivo da submissão deve estar em formato “.doc” (Microsoft Word) e seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em “Diretrizes para Autores”, na página “Sobre” e, em seguida, “Sobre a Revista”.
  • 2º Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 Art. 8º - O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados.

Art. 9º - Todos os autores devem ser cadastrados no ato da submissão no sistema da revista. Em nenhuma hipótese serão acrescentados ou retirados nomes após o início da avaliação.

Art. 10º - Serão aceitos para análise artigos científicos, relatos de experiências, estudos de caso ou resenhas, conforme descritivo a seguir:

1. Artigo científico: artigos resultantes de pesquisas empíricas e teóricas que apresente e discuta ideias, métodos, técnicas, processos e resultados na área da Educação Básica, com objetivos claros, fundamentação teórica e adequação metodológica que respaldem a discussão apresentada, considerando que: (I) pesquisas empíricas devem explicitar procedimentos de pesquisa, critérios para constituição da amostra ou seleção dos sujeitos, métodos de coleta, construção e análise dos dados; (II) pesquisas teóricas devem evidenciar elaboração original sobre tema e questão de relevância para a área de Educação.

 2. Estudo de caso: textos resultantes de pesquisas empíricas com objetivos claros, fundamentação teórica e adequação metodológica que se constituam como casos significativos e de interesse público para área educacional. Podem ser propostos tipos diferentes de estudo de caso utilizados para fins de pesquisa, quais sejam: estudos causais ou explanatórios, estudos descritivos ou estudos exploratórios. O estudo de caso deve considerar a validade do constructo, validade interna, validade externa e confiabilidade que requer toda pesquisa empírica.

 3. Relato de experiência: textos que relatem sobre projetos inovadores de intervenção pedagógica na área de Educação, com análise crítica e reflexiva de processos e resultados, contextualizados e metodologicamente fundamentados. Os relatos devem expor os enfrentamentos e dificuldades vivenciadas na realização de determinada experiência, indicar novas possibilidades e caminhos para a discussão e troca de conhecimento na área de estudo analisada, além de estabelecer ponderações e reflexões a partir das questões experimentais abordadas.

4. Resenhas: textos que apresentem, descrevam, resumam e analisem criticamente o conteúdo de uma obra (livro ou filme) relacionada à área educacional, propondo a formulação de um conceito de valor à obra resenhada. A resenha deve apresentar apontamentos que demonstrem as novas abordagens, conhecimentos ou teorias obtidas a partir da obra resenhada, expondo oportunidades de melhorias e elencando os méritos da referida obra. A resenha não deve fazer juízo de valor, ao contrário, deve realizar uma análise de juízo crítico.

 Art. 11º - A exatidão das informações, os conceitos e as opiniões emitidos nos textos submetidos são de exclusiva responsabilidade dos(as) autores(as), não refletindo, necessariamente, a opinião da equipe editorial da revista.

III – Das diretrizes específicas para submissão de trabalhos

Art. 12º - A estrutura dos textos deve conter os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais obrigatórios a cada tipo de pesquisa, conforme elencado adiante.

Artigos científicos:

Elementos pré-textuais: título (subtítulo – se for o caso), autor(es), resumo, abstract ou resumen, palavras-chave.

Elementos textuais: introdução (apresentação, objetivos e justificativa), desenvolvimento (fundamentação teórica, metodologia e resultados – divididos em seções e subseções) e conclusão.

Elementos pós-textuais: referências (em conformidade às normas da ABNT), agradecimentos, apêndice e anexos (se for o caso).

Estudos de caso:

Elementos pré-textuais: título (subtítulo – se for o caso), autor(es), resumo, abstract ou resumen, palavras-chave.

Elementos textuais: introdução (definição da unidade-caso, formulação do problema, determinação do número de casos, objetivos e justificativa), desenvolvimento (fundamentação teórica, metodologia de elaboração do protocolo de pesquisa e coleta de dados e resultados – Relatório do estudo de caso - divididos em seções e subseções) e conclusão.

Elementos pós-textuais: referências (em conformidade às normas da ABNT), agradecimentos, apêndice e anexos (se for o caso).

Relatos de experiências

Elementos pré-textuais: título (subtítulo – se for o caso), autor(es), resumo, abstract ou resumen, palavras-chave.

Elementos textuais: introdução (apresentação, objetivos e justificativa), desenvolvimento (fundamentação teórica, metodologia e relato de experiência – divididos em seções e subseções) e conclusão.

Elementos pós-textuais: referências (em conformidade às normas da ABNT), agradecimentos, apêndice e anexos (se for o caso).

Resenhas

Elementos pré-textuais: título (subtítulo – se for o caso), autor(es), referência da obra resenhada (em conformidade às normas da ABNT).

Elementos textuais: credenciais e quadro de referência do autor da obra resenhada, resumo da obra e apreciação crítica da obra.

Elementos pós-textuais: referências de outras obras (em conformidade às normas da ABNT), agradecimentos, apêndice e anexos (se for o caso).

Art. 13º - Os textos devem ser submetidos no formato Microsoft Word (.doc e .docx) e os arquivos não devem  exceder o tamanho de 2MB. Ao encaminhar um texto para publicação, o autor deverá incluir em nota de rodapé da primeira lauda os seguintes dados de identificação: Posto/Graduação do(s) autor(es) (se for ocaso), Nome e sobrenome ou Nome de guerra, vínculo institucional e OM (se for o caso), cidade/Estado, endereço funcional e eletrônico e um telefone com o DDD para contato.

Art. 14º - Consideram-se autores aqueles que tenham contribuído de forma substancial em todas as etapas do trabalho, de forma que:

O número de autores por artigo científico, estudo de caso e relato de experiência não poderá exceder o total de três pessoas.

O número de autores por resenha não poderá exceder o total de duas pessoas.

Para os demais colaboradores ou participantes do estudo (auxiliares de pesquisa, etc.), deve-se anexar como documento suplementar, no ato de submissão, uma declaração em que sejam especificadas as contribuições individuais de cada um. Essa informação será publicada, ao final do artigo, em um subtítulo separado denominado “Colaborações”.

Art. 15º - Quanto à formatação geral, os textos devem ser organizados do seguinte modo:

Digitados em fonte Arial 12, folha A4, margem superior e esquerda de 3 cm, margem inferior e direita de 2 cm; espaçamento entrelinhas1,5.

O título completo do texto deve estar centralizado, em letra maiúscula e em negrito.

Redigidos em português, espanhol ou inglês, não se admitindo a publicação concomitante em duas línguas no mesmo trabalho (exceto para o abstract). Os textos em espanhol ou inglês devem ser submetidos devidamente revisados por especialista na língua. A comprovação deverá ser realizada por meio de declaração assinada pelo revisor e submetida como documento suplementar.

Devem conter 10 a 20 laudas, incluindo as referências bibliográficas, imagens, citações ou notas, quadros, gráficos, mapas etc. A numeração a partir da primeira página, no canto inferior direito, em fonte Arial 10.

As citações diretas com até três linhas devem vir entre aspas, dentro do parágrafo, acompanhadas por uma chamada entre parênteses para o autor, o ano e o número da página da publicação. As citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo, sem aspas, em corpo 10.

As notas de rodapé, paginação e legendas das tabelas e ilustrações devem ser digitadas em fonte Arial 10.

As demais especificidades para citações e referências devem seguir as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 10.520/2002).

As siglas devem vir precedidas do nome por extenso, quando aparecerem pela primeira vez no texto.

As fotos e figuras que ilustram os artigos deverão estar na extensão “.jpg”.

Todos os endereços de páginas na internet (URLs) incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) devem estar ativos.

As referências devem ser reunidas no final do artigo, em ordem alfabética por sobrenome de autor, e alinhadas à margem esquerda do texto, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples, de acordo com a NBR 6023:2002, da ABNT (Referências – Elaboração).

Os resumos devem conter informações qualitativas e quantitativas e dados essenciais, como: descrição da pesquisa, objetivo, justificativa, metodologia, referencial teórico e resultados e palavras-chave (entre três e cinco palavras-chave referentes ao seu conteúdo).

O uso de negrito deve ficar restrito aos títulos e intertítulos; o de itálico, apenas para destacar conceitos ou grifar palavras em língua estrangeira.

As resenhas devem seguir as mesmas exigências indicadas para os demais gêneros textuais, no entanto, devem possuir extensão entre 10.000 e 15.000 caracteres, considerando os espaços.

Nos agradecimentos, organizações privadas ou governamentais que forneceram apoio ou financiamento para a pesquisa devem ser mencionadas de forma objetiva. Os autores são responsáveis pelas menções a pessoas e instituições.

Art. 16º - A omissão de referência de citações diretas ou indiretas no texto pode caracterizar plágio.

Art. 17º - A não observância das normas gerais de apresentação dos textos ensejará o arquivamento da submissão. Assim como a inadequação da submissão ao foco e ao escopo da revista.

IV – Da Comissão Editorial

Art. 18º - A publicação dos trabalhos científicos está condicionada à aprovação da Comissão Editorial da Revista, a partir da avaliação realizada por especialistas nas diversas áreas do conhecimento.

Parágrafo Único - A aceitação do texto pela revista implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Colégio Militar de Belém.

...

V- Do processo de avaliação

Art. 28º - A Revista acolhe trabalhos de caráter inédito (não publicados em outros periódicos), conforme descrito no Art.10º desse regimento. Os artigos recebidos serão encaminhados para apreciação de parecerista e publicados, caso estejam alinhados com as normas e os princípios reguladores da Revista.

Art. 29º - O processo de avaliação dos trabalhos submetidos utiliza revisão por pares, em sistema duplo de revisão anônima, cujos nomes dos pareceristas quanto dos autores permanecem em sigilo absoluto.

Art.º 30 - Cada artigo será apreciado por um parecerista, garantindo-se o anonimato da sua autoria e, em seguida, por membros do Corpo Editorial. A decisão sobre a publicação caberá ao Editor-chefe da Revista.

Art. 31º - A matéria selecionada para publicação poderá receber ajustes de formatação, modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelo(s) parecerista(s), mediante aceite dos respectivos autores.

Parágrafo único - O autor que encaminhou o artigo poderá acompanhar todo o processo por mensagens automáticas enviadas pelo Sistema e deverá conferir o manuscrito (prova gráfica) disponibilizado online, antes do encaminhamento do material definitivo para a gráfica.

Art. 32º - Os artigos com restrições serão encaminhados para a reformulação por parte dos autores. Os artigos com pareceres favoráveis e não publicados, devido à limitação da quantidade de artigos por edição, serão classificados como “artigos aprovados para publicação” e poderão ser publicados em edição posterior.

Art. 33º - É vedada a reprodução dos trabalhos em outras publicações eletrônicas. Os direitos autorais dos trabalhos aceitos serão cedidos à Revista.

Art. 34º - Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.

Art. 35º - Para a seleção dos textos publicáveis, a identificação de autoria do texto será removida, assim serão retirados do texto todos os nomes de autores, grupos de pesquisa e instituições.

Art. 36º - A avaliação ocorrerá em duas etapas:

  • 1ª etapa: Avaliação cega por pares.
  • 2ª etapa: Decisão da Editoria científica.

Art. 37º - A Avaliação cega por pares (1ª etapa) ocorrerá da seguinte forma:

  1. Os artigos são avaliados por dois consultores ad hoc de reconhecida competência nos temas abordados, diversificados regional e institucionalmente. Os artigos são encaminhados sem identificação de autoria tanto para os avaliadores ad hoc como para a Editoria Científica para garantir imparcialidade na avaliação. 
  2. Serão considerados na primeira etapa de avaliação de mérito dos textos os seguintes critérios:
  3. Relevância do tema para a área de estudo;
  4. Clareza na exposição do objeto de estudo, dos objetivos e da justificativa;
  5. Pertinência e atualidade da bibliografia;
  6. Consistência teórico-metodológica;
  7. Rigor na utilização dos conceitos; e
  8. Adequação argumentativa da análise dos resultados.
  9. Os pareceres envolvem três tipos de julgamento:
  10. Aprovado – o artigo está aceito para publicação.
  11. Aprovado, com restrições – são solicitados ao autor ajustes ou reformulações no artigo, com o envio de nova versão para avaliação final.
  12. Não aprovado – o artigo é rejeitado.

Art. 38º - No caso de o texto receber duas avaliações indicando a não publicação, a submissão será arquivada nesta etapa do processo e o autor será comunicado.

Art. 39º -  A Decisão da Editoria Científica (2ª etapa) determinará a pertinência da publicação dos textos submetidos, conforme os objetivos de cada seção e o escopo da revista.

Art. 40º - Nesta etapa, os autores receberão comunicado, por meio de sistema eletrônico, informando sobre a decisão da editoria científica (aceito, rejeitado ou alterações obrigatórias). Caso a decisão indique correções obrigatórias, o texto reformulado será submetido à terceira e última rodada de avaliação. A Editoria Científica reserva-se o direito de recusar artigos cujas modificações não atendam às suas recomendações.

Art. 41º - Os avaliadores e editores devem manter sigilo sobre os artigos avaliados e não podem utilizar informações, dados, argumentos ou análises sem autorização prévia dos autores.

Art. 42º - Caso os avaliadores suspeitem de má conduta científica, devem comunicá-la à Editoria Executiva da revista.

Art. 43º - Os casos não previstos por estas Normas serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista.

VI – Da autorização da publicação

 Art. 44º - A submissão final de um trabalho implica na automática transferência de todos os direitos de publicação ao Colégio Militar de Belém, que manterá a Revista.

Art. 45º - Deverá ser obtida a permissão do autor para uso direto de material (texto, fotos, desenhos, entre outros) previamente publicado, cujos direitos autorais não pertençam aos autores do artigo submetido.

Art. 46º - Os autores são responsáveis pela obtenção de permissões para publicação de todo material cedido e são igualmente responsáveis por quaisquer taxas ou pagamentos relacionados a essas permissões.

VII – Das Diretrizes éticas e responsabilidade pelas ideias e conceitos

Art. 47º - As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.

Art. 48º - Os autores assumem total responsabilidade pela exatidão dos dados e qualidade gramatical do texto original, comprometendo-se inclusive, à submissão do artigo somente na Revista Científica “Nasceu Forte!”.

Parágrafo único - Quaisquer afirmativas e opiniões expressas nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores, sendo que os Editores não garantem, endossam ou se responsabilizam por quaisquer citações, produtos ou serviços anunciados.

Art. 49º - Todas as fontes de financiamento externo que possam ter dado suporte aos trabalhos devem ser indicadas em notas de rodapé, bem como quaisquer filiações corporativas dos autores.

Art. 50º - Os artigos publicados devem seguir as normas legais e de ética em vigor sobre pesquisa com seres humanos ou animais.

Parágrafo único - É de responsabilidade dos autores o respeito às normas éticas, cabendo declaração de respeito às referidas normas na submissão de artigos.

Art. 51º - Quanto à originalidade, a submissão de um original implica que o trabalho:

  1. a) não foi publicado anteriormente (exceto sob a forma de resumo ou como parte de uma palestra ou tese/dissertação acadêmica, devidamente referenciados no artigo);
  2. b) não está sendo avaliado para publicação em outra revista;
  3. c) se aceito, não será publicado em outro periódico, em qualquer outro idioma, inclusive eletronicamente, sem o consentimento por escrito do detentor dos direitos autorais.

Art. 52º - Não se admite o uso não referenciado de ideias, conceitos, análises, imagens e textos (ou fragmentos de textos) de outros.

Art. 53º - Para verificar a originalidade, o trabalho será submetido a softwares de detecção de plágio.

Art. 54º - Não se deve republicar o mesmo trabalho sob novo título ou se apropriar de parte significativa de texto já publicado pelo mesmo autor (Publicação redundante - autoplágio).

Art. 55º - Trechos de textos já publicados do mesmo autor em outras revistas com ISSN ou livros com ISBN devem ser devidamente referenciados e não podem exceder o limite de 30% do total do artigo original submetido à revista.

Art. 56º - Uma vez identificado plágio, superior a 30%, o autor ficará impedido de submeter novo artigo à revista por um período de 24 meses.

Art. 57º - Quando pertinente, será realizada análise de má conduta científica pela Editoria Executiva, que encaminhará relatório técnico para deliberação da Editoria Científica.

Art. 58º - Caso se conclua que houve, intencionalmente ou por desconhecimento, má conduta por parte de autores, será realizada a Política de retratação, adotando as seguintes medidas:

  1. a) advertir o autor;
  2. b) arquivar o artigo ainda no processo de avaliação ou edição;
  3. c) retirar o artigo da revista on-line, no caso de já publicado;
  4. d) dar publicidade na revista ao fato ocorrido, caso o artigo já tenha sido publicado.

Capítulo VIII - Das modificações deste Regimento

Art. 59º - Este regimento poderá ser modificado a qualquer momento por deliberação votada e aprovada pela maioria dos membros do da Comissão Editorial, sempre que possível ouvindo os membros do Conselho Editorial e Científico.

Capítulo IX - Disposições Gerais e Transitórias

Art. 60º - A administração da revista passa a ser regida pelo presente regimento.

Art. 61º - Os casos omissos neste Regimento serão resolvidos pela Comissão Editorial desta Revista.

ARTIGOS CIENTÍFICOS

Política padrão de seção

RESUMOS EXPANDIDOS DA FEIRA DE CIÊNCIAS DO CMBEL/ 2021

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.