Reflexos e consequências da Guerra do Paraguai no sul de Mato Grosso entre os anos de 1889-1930

  • Vinícius Rajão da Fonseca

Resumo

Nosso objetivo neste artigo é demonstrar como ocorreu a configuração da fronteira no sul de Mato Grosso após a Guerra do Paraguai. Além disso, compreender como foi elaborada uma política de prevenção em relação à fronteira oeste do país, sobretudo no estado mato-grossense, com a construção de ferrovias, linhas telegráficas, quartéis militares e arsenais de guerra. Outro fator importante foi o início de uma política imigratória, que assumia nesse sentindo, um papel secundário, mas não menos importante no ponto de vista do poder público, de promover melhor ocupação do território. A instalação de colônias agrícolas no sul do antigo Mato Grosso (SMT)1 estava
inserida em um processo de resguardo do Estado nacional brasileiro associado a interesses estaduais em fins do século XIX e início do XX, haja vista, ter sido uma região de fronteira que foi objeto de numerosos litígios em sua História. Ademais, outros fatores contribuíram para que o governo federal idealizasse um plano que reafirmasse e assegurasse o seu domínio sobre o estado mato-grossense.

Downloads

Biografia do Autor

Vinícius Rajão da Fonseca

Licenciado em História pela UFMS e mestre em História, Poder e Práticas Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Publicado
2017-09-29