Cartaz como arma de guerra
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A utilização do cartaz como arma comunicacional de guerra é o tema do presente artigo e seu objetivo é demonstrar, não só a importância dessa utilização, mas também que, mesmo após a revolução digital, o cartaz ainda pode ser uma arma capaz de potencializar atitudes desejáveis em determinado público-alvo, inserido em um contexto de ameaça ou existência de emprego militar em conflitos armados, através da persuasão, dissuasão e informação (evidenciando algumas de suas características gráficas e comunicacionais). Para tal se fez necessário a pesquisa bibliográfica e a análise de fontes primárias, através de cartazes históricos, principalmente, do período da 1º e 2ª Guerras Mundiais, além de outros exemplos mais recentes. O tema se justifica, pois a comunicação social e as operações psicológicas vêm conquistando cada vez mais importância, dentro das forças armadas, e o cartaz é veículo, historicamente, bastante utilizado seja em tempos de paz ou de guerra. Além disso, a percepção do ser humano acompanha os avanços tecnológicos e como a percepção está, intimamente, ligada à comunicação, é interessante observar se meios de comunicação, como o cartaz, ainda podem ser utilizados com eficiência. Como conclusão é possível perceber a comprovação dos objetivos propostos e, também, outras contribuições a cerca do tema, como diferenças e semelhanças entre os cartazes produzidos pelos dois lados das duas Grandes Guerras, e que a análise do cartaz de guerra pode enriquecer o estudo e o aprendizado da história.