Cartaz como arma de guerra

Contenido principal del artículo

Marcus de Andrade Monteiro de Barros

Resumen

A utilização do cartaz como arma comunicacional de guerra é o tema do presente artigo e seu objetivo é demonstrar, não só a importância dessa utilização, mas também que, mesmo após a revolução digital, o cartaz ainda pode ser uma arma capaz de potencializar atitudes desejáveis em determinado público-alvo, inserido em um contexto de ameaça ou existência de emprego militar em conflitos armados, através da persuasão, dissuasão e informação (evidenciando algumas de suas características gráficas e comunicacionais). Para tal se fez necessário a pesquisa bibliográfica e a análise de fontes primárias, através de cartazes históricos, principalmente, do período da 1º e 2ª Guerras Mundiais, além de outros exemplos mais recentes. O tema se justifica, pois a comunicação social e as operações psicológicas vêm conquistando cada vez mais importância, dentro das forças armadas, e o cartaz é veículo, historicamente, bastante utilizado seja em tempos de paz ou de guerra. Além disso, a percepção do ser humano acompanha os avanços tecnológicos e como a percepção está, intimamente, ligada à comunicação, é interessante observar se meios de comunicação, como o cartaz, ainda podem ser utilizados com eficiência. Como conclusão é possível perceber a comprovação dos objetivos propostos e, também, outras contribuições a cerca do tema, como diferenças e semelhanças entre os cartazes produzidos pelos dois lados das duas Grandes Guerras, e que a análise do cartaz de guerra pode enriquecer o estudo e o aprendizado da história.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Detalles del artículo

Cómo citar
de Barros, M. de A. M. (2019). Cartaz como arma de guerra. RICAM Revista Interdisciplinar De Ciências Aplicadas à Atividade Militar, 1(1), 29-70. Recuperado a partir de http://ebrevistas.eb.mil.br/RICAM/article/view/2621
Sección
Artigos