Sistema integrado de avaliação escolar: Aprimoramento e implantação dos módulos administrativo, afetivo e cognitivo

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Alexandre Pinheiro
Anderson Silva de Aguiar
Carla Renata Rodrigues Machado
Carlos Eduardo de Lima Joaquim
Filipe de Siqueira Fonseca Farias
George Luis de Moraes Marques
Protásio Paiva Bueno Neto
Samuel Lopes
William Moreira de Pinho

Resumo

A atividade de ensino no Exército Brasileiro (EB), apesar de não ser
considerada como atividade fim, é de extrema importância, o que revela não só
a seriedade da instituição, como também um olhar voltado para a solidez de
suas bases. A avaliação escolar, como importante etapa do processo de ensinoaprendizagem, tem como objetivo analisar o aproveitamento do discente de
forma que, a partir dos resultados obtidos, seja possível repensar os métodos,
os procedimentos e as estratégias de ensino. Atualmente, o acompanhamento
dos processos de avaliação nos Estabelecimentos de Ensino (EE) subordinados
à Diretoria de Especialização e Extensão (DEE) é realizado através do Sistema
Integrado para Controle e Avaliação do Ensino (SICAVE). O SICAVE é um
software desenvolvido em 2003 com base na arquitetura cliente/servidor e em
ferramentas que exigem o uso de sistema operacional proprietário. Este software
apresenta alguns óbices como: impossibilidade de integração entre os EE e
dificuldades de manutenção, além de contrariar as diretrizes do Departamento
de Ciência e Tecnologia (DCT), que determinou a migração de todas as
aplicações para software livre. Este projeto de pesquisa apresenta uma proposta
de software, denominado Sistema Integrado de Avaliação Escolar (SIAE), em
substituição ao SICAVE. O projeto baseou-se na metodologia Rational Unified
Process (RUP), incorporando elementos de Extreme Programming (XP),
utilizando SVN para o de controle de versões do Sistema. Com a conclusão do
processo de desenvolvimento do SIAE, iniciou-se a etapa de validação do
software utilizando-se base de dados de avaliações do Curso de Formação
Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC), da Escola de Administração do
Exército (EsAEx), de anos anteriores. Com isso foi corroborada a eficiência e
eficácia do sistema. Paralelamente a essas etapas, foram efetuados
levantamentos acerca de aspectos jurídicos e de custos que envolveram o
desenvolvimento deste software. Como resultado final deste trabalho,
disponibilizou-se um novo software, o SIAE, em resposta à nova realidade e
exigências que o EB e a sociedade impunham a seus EE.

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Como Citar
Pinheiro, A., de Aguiar, A. S., Machado, C. R. R., Joaquim, C. E. de L., Farias, F. de S. F., Marques, G. L. de M., Neto, P. P. B., Lopes, S., & de Pinho, W. M. (2019). Sistema integrado de avaliação escolar: Aprimoramento e implantação dos módulos administrativo, afetivo e cognitivo. RICAM Revista Interdisciplinar De Ciências Aplicadas à Atividade Militar, 1(1), 18-50. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/RICAM/article/view/2651
Seção
Artigos