Sistema integrado de avaliação escolar: Aprimoramento dos módulos administrativo e de avaliação da área afetiva

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Agney Lopes Roth Ferraz
Alex Souza Camargo
Bruno Graciano Rocha Gomes
Carlos Márcio Ferreira Sarmento Costa Arruda
Eliel Martins
Fagner Pereira de Araújo
Gilmar Rodrigues Possati Junior
Renata Aguiar da Silva
Rodrigo Gomes Moreira
Samir Batista da Silva

Resumo

O Sistema Integrado de Avaliação Escolar (SIAE) é um programa
capaz de gerenciar os processos de avaliação afetiva, cognitiva e psicomotora
nos estabelecimentos de ensino da Diretoria de Especialização e Extensão
(DEE). Tal sistema visa substituir o Sistema Integrado para Controle e
Avaliação do Ensino (SICAVE), utilizado atualmente. O SIAE apresenta
avanços tecnológicos em relação ao SICAVE, pois aquele trabalha em
plataforma Web, fornecendo maior integração e facilitação da manutenção,
além de ser um software livre, característica requerida pelas atuais diretrizes
do Exército Brasileiro (EB). O presente artigo visa apresentar a continuidade
do desenvolvimento do SIAE, iniciado no Projeto Interdisciplinar (PI) de 2008,
demonstrando o aperfeiçoamento dos módulos administrativo e de avaliação
da área afetiva, além da documentação para o desenvolvimento do módulo de
avaliação das áreas cognitiva e psicomotora. Neste trabalho, utilizou-se a
metodologia Rational Unified Process (RUP) para desenvolvimento do
sistema. Os testes pertinentes foram realizados. Expandiu-se também a
abordagem jurídica e a análise de custos da implantação do sistema, utilizando
a análise de fontes primárias e secundárias. Como resultado do trabalho, foi
constatada a eficiência e superioridade tecnológica do SIAE em relação ao
sistema antigo, bem como a sua viabilidade jurídica e de custos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Ferraz, A. L. R., Camargo, A. S., Gomes, B. G. R., Arruda, C. M. F. S. C., Martins, E., de Araújo, F. P., Junior, G. R. P., da Silva, R. A., Moreira, R. G., & da Silva, S. B. (2019). Sistema integrado de avaliação escolar: Aprimoramento dos módulos administrativo e de avaliação da área afetiva. RICAM Revista Interdisciplinar De Ciências Aplicadas à Atividade Militar, 2(2), 129-142. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/RICAM/article/view/2707
Seção
Artigos