Atlas geográfico digital: Uma proposta de aplicação no ensino fundamental

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Andréia Bevilaqua Almeida
Juliana Massensini Scaramello
Gustavo Henrique dos Santos

Resumo

O presente artigo traz, inicialmente, abordagens concernentes ao uso do
computador no cotidiano das escolas de ensino fundamental, baseando-se em
autores que revelam a subutilização desse recurso pelos docentes. Políticas públicas
têm sido orientadas no sentindo de equipar os estabelecimentos de ensino com
recursos de informática, porém sem grandes preocupações com a capacitação dos
recursos humanos. Diversas pesquisas comprovam as potencialidades dos recursos
da informática nos processos de ensino e aprendizagem, permitindo maior interação
do educando com as informações. Nesse sentido, os atlas geográficos digitais têm
um excelente campo de emprego na educação. Para o ensino da Geografia, tais
recursos contribuem para auxiliar a aprendizagem de fatos, fenômenos e eventos
que são melhor apreendidos a partir de linguagens gráficas associadas a linguagens
textuais. A simulação de espaços geográficos por meio do ambiente virtual possibilita
a aproximação do educando com seu objeto de investigação. Este trabalho
apresenta argumentações teóricas sobre os benefícios que a utilização dos atlas
digitais podem proporcionar para uma aprendizagem significativa, além de
apresentar uma proposta metodológica de utilização desse recurso nas aulas de
Geografia no ensino fundamental. Essa proposta constitui-se numa orientação para
estimular o docente a desenvolver novas metodologias de trabalho a par dos
recursos computacionais colocados à sua disposição nas instituições de ensino.

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Como Citar
Almeida, A. B., Scaramello, J. M., & dos Santos, G. H. (2019). Atlas geográfico digital: Uma proposta de aplicação no ensino fundamental. RICAM Revista Interdisciplinar De Ciências Aplicadas à Atividade Militar, 1(1), 60-68. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/RICAM/article/view/2876
Seção
Artigos