O desenvolvimento de competências dos oficiais da linha bélica do exército brasileiro para o desempenho de funções administrativas: um breve estudo nos currículos da AMAN, EsAO e ECEME O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOS OFICIAIS DA LINHA BÉLICA DO EXÉRCITO BRASILEIRO PARA O DESEMPENHO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS: UM BREVE ESTUDO NOS CURRÍCULOS DA AMAN, ESAO E ECEME

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Élvia Mirian Cavalcanti Fadul
Leandro Silva de Moraes Ramos

Abstract

O tema desenvolvimento de competências dos oficiais da linha bélica do Exército Brasileiro para o desempenho de funções administrativas parte da observação de um dos autores sobre as dificuldades apresentadas por esses profissionais na execução de atividades administrativas. Nesse pressuposto, foi estabelecido como o objetivo geral da pesquisa compreender o processo de desenvolvimento das competências dos oficiais da linha bélica nos cursos de progressão na carreira, na perspectiva do atendimento das demandas das funções administrativas. Para tanto, foram analisados documentos do curso de Formação de Oficiais da AMAN, do curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da EsAO e do curso de Comando e Estado-Maior da ECEME, aqui denominados cursos de progressão na carreira do oficial da linha bélica. Os resultados da pesquisa documental dos cursos em tela apontam que neles há o desenvolvimento de competências para o desempenho de funções administrativas, sendo desejável um incremento na carga horária e nas disciplinas relacionadas a esse tema.

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Fadul, Élvia M. C., & Ramos, L. S. de M. (2019). O desenvolvimento de competências dos oficiais da linha bélica do exército brasileiro para o desempenho de funções administrativas: um breve estudo nos currículos da AMAN, EsAO e ECEME: O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOS OFICIAIS DA LINHA BÉLICA DO EXÉRCITO BRASILEIRO PARA O DESEMPENHO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS: UM BREVE ESTUDO NOS CURRÍCULOS DA AMAN, ESAO E ECEME. RICAM Revista Interdisciplinar De Ciências Aplicadas à Atividade Militar, 1(1), 005-027. Retrieved from http://ebrevistas.eb.mil.br/RICAM/article/view/2611
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Artigos