O rendimento dos alunos do Colégio Militar de Salvador na prova do concurso para ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Exército
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O Ensino Preparatório para ingresso nas Escolas Militares é uma missão
dos Colégios Militares. Este trabalho acadêmico objetiva analisar o rendimento
dos alunos do Colégio Militar de Salvador (CMS) no concurso de admissão à
Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), bem como propor possíveis
soluções para que esse resultado possa melhorar. Primeiramente, fez-se um
levantamento bibliográfico sobre a motivação dos discentes e sua relação com a
aprendizagem. Em seguida, abordou-se sobre a faixa etária dos alunos que
realizam o referido concurso, foram elencados, também, alguns dados sobre o
Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) e o Colégio Militar de Salvador. Na
sequência foi feito um levantamento de dados na Diretoria de Ensino Preparatório
e Assistencial (DEPA) através do qual se verificou que a quantidade de alunos do
CMS que lograram êxito no concurso nos últimos anos é baixa e que o número
de alunos aptos a realizarem o concurso é grande em comparação à quantidade
de inscritos e, em pesquisa realizada com os discentes, aferiu-se que grande
parte deles estuda pouco e sente-se desmotivada. Para melhorar esse rendimento,
algumas iniciativas vêm sendo realizadas pelo CMS: promove-se palestras com
oficias da carreira das armas para esclarecer melhor sobre a vida na caserna e
ex-alunos do CMS que conquistaram a aprovação no concurso são trazidos para
tratar sobre técnicas de estudo e motivar os discentes. Sugere-se, também, aulas
diferenciadas, com a criação de oficinas no turno inverso e a implantação de
alunos monitores, bem como uma viagem à EsPCEx e a Academia Militar das
Agulhas Negras (AMAN).