Letramento e interdisciplinaridade: Um novo olhar para o currículo de língua portuguesa dos 6º e 7º anos do Colégio Militar de Salvador.
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Abstract
O ensino nos Colégios Militares que integram o Sistema Colégio Militar
do Brasil (SCMB) prima pela qualidade e pelo cultivo dos valores éticos, morais
e patrióticos da Instituição. Nesse sentido, o Sistema vem se esforçando para
o constante aperfeiçoamento do seu corpo docente e pela atualização das
práticas pedagógicas no intuito de proporcionar ao corpo discente um ensino
de excelência. O presente artigo tem como objetivo apresentar sugestões para
se adequar o currículo de Língua Portuguesa, dos sexto e sétimo anos do
Ensino Fundamental do Colégio Militar de Salvador (CMS) às necessidades
que o novo contexto desses anos escolares exige. Para tanto, faz-se uma
contextualização desse Estabelecimento de Ensino (EE) com as diretrizes
emanadas pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) e
pela Diretoria de Ensino Preparatório e Assistencial (DEPA), órgãos diretores
que regulam as ações desenvolvidas nos Colégios Militares. Apresenta-se a
definição e importância dos temas Letramento e Interdisciplinaridade como
ferramentas para a obtenção de resultados mais satisfatórios no ensino do
português. Agrega-se o pensamento de Edgar Morin e de Philippe Perrenaud
como suportes teóricos para essas duas práticas que embasam a nova
sistemática de ensino do SCMB e discute-se o currículo /Plano de Estudo
(PLAEST) dos anos escolares supracitados e a conduta docente, com base na
observação de aulas. Espera-se, com esta análise, contribuir para a eficácia
do ensino da língua portuguesa no CMS, bem como para um melhor rendimento
dos alunos, tendo em vista o fato de essa disciplina permear o aprendizado de
todas e dever ser compromisso de todos, por um ensino de excelência.