O perfil do desenvolvimento de aplicações web nas Escolas Militares do Exército Brasileiro

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Milton Ribeiro da Costa Junior

Resumo

As aplicações web ajudaram a Internet a revolucionar o modo como as pessoas
interagem com o mundo. A cada dia novas tecnologias e capacidades agregam
funcionalidade a estas aplicações, que passaram a ser utilizadas também como Sistemas de
Informação completos, para a automatização de processos de trabalhos de diversas
organizações. Este trabalho tem como objetivo realizar o mapeamento do perfil do
desenvolvimento de aplicações web nas Escolas Militares do Exército Brasileiro (EB). A
metodologia empregada foi um estudo da bibliografia acerca do tema desenvolvimento de
aplicações web, com o levantamento das tecnologias mais utilizadas, para fundamentar a
elaboração de um questionário de perguntas e respostas objetivas, que foi aplicado aos
chefes das equipes dessas escolas. Como resultado, foi possível levantar o perfil desejado,
que descreve as características de pessoal, o método de trabalho e as principais tecnologias
utilizadas. Ficou evidenciado o interesse, por parte das equipes, por um sistema de gestão
escolar único, que possibilitasse o compartilhamento de soluções comuns e a
personalização de regras de negócio. Concluiu-se que, no geral, as tecnologias utilizadas nas
escolas estão alinhadas com as tendências de mercado, exceção feita ao uso de metodologias
de desenvolvimento, ao uso de criptografia, ao uso de firewall de aplicação e ao uso de
frameworks de desenvolvimento. Além disso, ficou evidente as diferenças existentes entre as
equipes de desenvolvimento, no que tange ao número de integrantes, nível de maturidade
de seus processos e emprego das melhores práticas e ferramentas de desenvolvimento.

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Como Citar
Junior, M. R. da C. (2019). O perfil do desenvolvimento de aplicações web nas Escolas Militares do Exército Brasileiro. RICAM Revista Interdisciplinar De Ciências Aplicadas à Atividade Militar, 1(1), 48-71. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/RICAM/article/view/2928
Seção
Artigos