A estatística dentro da concepção de multiletramentos

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Carlos Vinícius Ramos da Silva

Resumen

Os letramentos estão sendo trabalhados em diversos sistemas de ensino do país. O Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) também aderiu ao movimento por meio do Projeto (Multi)letramentos. Este artigo procura buscar uma alternativa para o desenvolvimento, entre docentes,  discentes e agentes da educação, de práticas voltadas para se trabalhar, dentro dessa concepção, os multiletramentos, com foco no letramento digital – fundamental para a interação entre professores e alunos – e, em particular, no letramento matemático, de forma contextualizada e interdisciplinar. Para tanto, elaborou-se uma atividade a fim de ilustrar como essa prática pode ser trabalhada nas salas de aula. Trata-se de um miniprojeto para ser realizado com os alunos do segundo ano curricular do ensino médio, tendo como base o estudo do peso e da altura dos
discentes. Pretende-se abordar neste miniprojeto alguns conceitos básicos de Estatística e, com base nos resultados alcançados, dialogar com as disciplinas de geografia, biologia, sociologia e língua portuguesa, propondo uma intervenção interdisciplinar para a análise desses  esultados. Ao final, é construído um relatório das atividades e os resultados são apresentados para o público escolar, com o intuito de despertar essa comunidade para ações pró-ativas de hábitos saudáveis.

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Cómo citar
da Silva, C. V. R. (2019). A estatística dentro da concepção de multiletramentos. RICAM Revista Interdisciplinar De Ciências Aplicadas à Atividade Militar, 1(1), 102-117. Recuperado a partir de http://ebrevistas.eb.mil.br/RICAM/article/view/2630
Sección
Artigos