Uma proposta construtivista de portal de ensino: Dispositivos de aprendizagem coletiva e individualizante

Contenido principal del artículo

Suzana Marly da Costa Magalhães
Márcia Gama de Paula
Vanderléia Alves de Souza
Maria da Glória Lima Pereira Vernick

Resumen

O Portal de Ensino é atualmente uma das ferramentas mais utilizadas
na área de Informática Educativa. Trata-se de um site especializado na área de
Educação, próprio de uma Instituição de Ensino. Ele dispõe de dispositivos de
divulgação da vida escolar, e, eventualmente, de programas de debate (chat), fóruns
(depósito temático de arquivos), banco de dúvidas, ferramentas de busca para
pesquisa, dentre outros recursos. Neste sentido, este artigo propõe, através de
uma pesquisa bibliográfica, um modelo de portal de ensino a partir dos aportes
teóricos do Construtivismo (Piaget e Vygotsky). Tal modelo caracteriza o grupo de
dispositivos de aprendizagem coletiva (fórum de debates, escrita coletiva de textos,
correio eletrônico, dentre outros) e o grupo de dispositivos de aprendizagem
individualizante (ferramentas de busca e hipertexto). Neste trabalho busca-se
ressaltar as possibilidades mais efetivas de desenvolvimento das capacidades
cognitivas e metacognitivas dos educandos a fim de ensejar um melhor
aproveitamento desta ferramenta em contextos educacionais. Em suma, se bem
utilizado, o Portal de Ensino pode ser uma excelente ferramenta na construção do
processo ensino-aprendizagem.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Detalles del artículo

Cómo citar
Magalhães, S. M. da C., de Paula, M. G., de Souza, V. A., & Vernick, M. da G. L. P. (2019). Uma proposta construtivista de portal de ensino: Dispositivos de aprendizagem coletiva e individualizante. RICAM Revista Interdisciplinar De Ciências Aplicadas à Atividade Militar, 1(1), 6-28. Recuperado a partir de http://ebrevistas.eb.mil.br/RICAM/article/view/2785
Sección
Artigos