Avaliação 360 graus - Uma possibilidade de implantação na Escola de Administração do Exército

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Fernanda Maria Costa Ferreira

Resumen

O Exército Brasileiro (EB) passa por transformações no seu modelo de
gestão, estando inclusa a administração dos seus recursos humanos. Devido a
este cenário, o presente artigo versa sobre a avaliação 360 graus e sua proposta
de implantação na Escola de Administração do Exército (EsAEx), enfatizando as
possíveis vantagens trazidas para a organização. A avaliação 360 graus consiste
em uma técnica de medida de desempenho que utiliza a opinião dos superiores
hierárquicos, pares e subordinados para avaliar o desempenho do profissional. Ela
ultrapassa os limites dos métodos que se baseiam em resultados, que se preocupam
somente com o alcance de metas predeterminadas. Trata da qualidade dos
relacionamentos no ambiente de trabalho e o desenvolvimento organizacional. A
metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que serviu de base para a
apresentação dos conceitos referentes ao tema e do atual modelo de avaliação
empregado no Exército. O universo analisado para a fundamentação desse estudo
é constituído pelos oficiais, subtenentes e sargentos aperfeiçoados da referida
organização militar. O resultado do estudo demonstra a viabilidade da utilização da
avaliação 360 graus na EsAEx.

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Detalles del artículo

Cómo citar
Ferreira, F. M. C. (2019). Avaliação 360 graus - Uma possibilidade de implantação na Escola de Administração do Exército. RICAM Revista Interdisciplinar De Ciências Aplicadas à Atividade Militar, 2(2), 8-18. Recuperado a partir de http://ebrevistas.eb.mil.br/RICAM/article/view/2800
Sección
Artigos