Avaliação Construtivista Informatizada no Ensino a Distância: Uma Proposta para o Colégio Militar de Salvador

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Marcelo Fernandes de Barreto Guimarães

Resumen

o construtivismo, basicamente valoriza a atividade do indivíduo sobre o mundo, na
interação com o próximo, sejam pares ou tutores, mediada pela problematização, as quais são
fatores preponderantes ao desenvolvimento humano. A avaliação escolar é parte integrante do
processo de ensino e aprendizagem, e não uma etapa isolada. A avaliação, na perspectiva
construtivista, também deve encaminhar-se a um processo dialógico cooperativo, através do qual
educandos e educadores aprendem sobre si mesmos no próprio ato de avaliação. O que caracteriza
o ensino a distância é a separação entre professor e aluno no espaço e/ou no tempo. O Colégio
Militar de Manaus apresenta uma solução para ensino a distância voltado aos filhos e dependentes
dos militares que servem em áreas pioneras da Amazônia e em missões no exterior. A influência do
construtivismo no ensino a distância no Brasil é uma realidade nos dias de hoje. As próprias
inerências e princípios do ensino a distância possuem uma essência construtivista, percebida
claramente pelo viés da autonomia e da auto-aprendizagem. Algumas ferramentas existentes na
Internet podem vir a facilitar o ensino a distância. Por exemplo: e-mail, programas para a
transferência de arquivos, programas para videoconferência, navegadores de páginas web,
programas de bate-papo (chat), entre outras. Este artigo apresenta uma proposta de avaliação
construtivista informatizada no ensino a distância para ser utilizada no Colégio Militar de Salvador.

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Detalles del artículo

Cómo citar
Guimarães, M. F. de B. (2019). Avaliação Construtivista Informatizada no Ensino a Distância: Uma Proposta para o Colégio Militar de Salvador. RICAM Revista Interdisciplinar De Ciências Aplicadas à Atividade Militar, 1(1), 28-38. Recuperado a partir de http://ebrevistas.eb.mil.br/RICAM/article/view/3135
Sección
Artigos