Estratégias de ensino para o desenvolvimento de competências discursivas empregando as ferramentas do multiletramento: um modelo de aula multimodal para o sétimo ano do ensino fundamental
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Neste artigo discute-se os pressupostos que norteiam o ensino por competências no Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) objetivando abordar algumas estratégias de ensino, desenvolvidas em seis aulas de Português e apresentadas no escopo de uma aula multimodal. Tais estratégias constituem-se como recursos mobilizadores de competências discursivas (leitoras e escritoras) por favorecerem a aplicabilidade dos multiletramentos como prática pedagógica diferenciada. Este estudo realizou-se como uma pesquisa de intervenção cujos
procedimentos técnicos-metodológicos empregados foram o da análise documental e exploratória para, por meio deles, se elaborar uma proposta de atividade para o sétimo ano do ensino fundamental do Colégio Militar de Salvador (CMS). Essa proposta de atividade fundamenta-se em três pressupostos básicos que sustentam a prática dos multiletramentos, quais sejam: a interdisciplinaridade, a contextualização e a problematização, ferramentas que auxiliam o aluno a construir seu próprio conhecimento e sua autonomia linguística. Pretende-se, ainda, com este estudo, contribuir para a formação continuada dos professores do SCMB, na medida em que a proposta ora apresentada desperte neles o interesse para novas práticas
que visem à melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos nesta pesquisa revelam ser possível pôr em prática esse tipo de atividade, pois ela contribui para a socialização do conhecimento, nos diversos sistemas educacionais.