Análise comparativa do ensino da matématica no Colégio Militar de Salvador (CMS) e em escolas da rede pública de São Paulo
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Busca-se neste trabalho apresentar algumas características do ensino
de Matemática no 8.º Ano do Colégio Militar de Salvador (CMS) e traçar um
paralelo destas com aquelas observadas pelo autor em estágio realizado na
Escola Estadual Professor José Juliano Neto (de São Carlos, SP) com turmas
da série correspondente. Procurando fundamentar-se em teóricos da Educação
– e nas próprias considerações produzidas pelo autor –, bem como em
documentos normatizadores do Ensino no Exército Brasileiro, discorre-se sobre
as dificuldades, propostas e expectativas no processo educativo que se
desenvolve nos referidos estabelecimentos de ensino, cada qual com suas
peculiaridades: a instituição militar com suas diretrizes específicas e a escola
pública no contexto da política do Estado de São Paulo, mas ambas de caráter
público e, assim, orientadas por parâmetros comuns à Educação Nacional. A
partir dessa análise, tenta-se vislumbrar melhorias para o processo de ensino e
aprendizagem de Matemática no contexto estudado, num primeiro momento e,
a partir daí, preencher certas “lacunas” identificadas durante o acompanhamento
das práticas pedagógicas em cada uma das organizações de ensino. Para
isso, busca-se aliar a teoria à prática, com o objetivo maior de resgatar o sentido
da atividade do professor: provocar o aluno para a conquista do saber e, assim,
promover a significativa aprendizagem.