Língua portuguesa: Uma proposta interdisciplinar de educação complementar para o soldado recruta da EsAEx
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Resumo
O presente estudo analisa algumas atividades de Língua Portuguesa,
apresentadas em mídia com enfoque interdisciplinar para complementar a
educação do soldado recruta da Escola de Administração do Exército. No que diz
respeito à metodologia, a revisão bibliográfica proporcionou o suporte conceitual
necessário ao desenvolvimento das discussões realizadas. Conceitualmente, a
mídia é um meio eletrônico, que serve de suporte ao material didático elaborado a
partir de técnicas de ensino baseadas em situações-problema. A partir daí, o uso
da língua portuguesa aparece de modo interdisciplinar, relacionado a outras áreas
do conhecimento (Matemática, Educação Ambiental, Saúde e Informática), servindo
de instrumento para a interação do discente com os temas abordados.
As situaçõesproblema também viabilizaram a construção de exercícios que refletem efetivamente
o uso do idioma. Aqui, esses exercícios são descritos, discutindo-se a sua relação
com a prática metodológica do ensino de Língua Portuguesa. Para isso, o artigo
aborda a língua materna nas vertentes da gramática, da escrita e da leitura. A
gramática foi trabalhada indiretamente, pois não foi considerado necessário o
estudo específico de normas gramaticais. A escrita, por meio da elaboração de
textos curtos, enfocou a coesão, a coerência e a relação de autoria. Quanto à
leitura, foi abordada de diferentes formas para estimular a aquisição do hábito de
ler. A interpretação não foi trabalhada especificamente, mas está sempre presente,
já que é necessária para o desenvolvimento das situações-problema. Desse modo,
foi possível demonstrar a importância da utilização de novas técnicas para o ensino
de Língua Portuguesa e da elaboração de atividades que surpreendam o discente.