Relações conflituosas no ambiente escolar

causas e consequências a partir da visão de estudantes e professores

  • Ana Paula Lausmann Ternes
Palavras-chave: Conflito; Indisciplina; Violência escolar

Resumo

Conflitos caracterizam-se pela mesma situação. Dependendo de como eles são conduzidos, podem tornar-se uma oportunidade de reflexão e crescimento ou evoluir para situações de violência física ou psicológica. A falta de uma cultura de prevenção à violência e de mediação de conflitos se soma à realidade escolar de desvalorização do magistério, precariedade na infraestrutura dos prédios e falta de materiais didáticopedagógicos. Isso contribui para que na escola o conflito evolua para a indisciplina, incivilidade ou violência. Este estudo buscou analisar as relações interpessoais existentes na escola a fim de identificar as principais causas que desencadeiam conflitos. Para isso, questionários foram respondidos por professores e estudantes das turmas de Ensino Fundamental - séries finais - de uma escola pública estadual do município de Santa Maria. Para a maioria dos jovens a escola é vista como uma oportunidade para melhorar sua situação socioeconômica. Professores e estudantes desejam ser respeitados e valorizados e solicitam que o diálogo esteja presente em todas as situações cotidianas. O planejamento das aulas é um fator determinante para o bom andamento das atividades, motivação dos estudantes e redução de conflitos. As situações conflituosas evoluem para a indisciplina quando os estudantes não concordam com algumas regras ou querem expressar sua indignação com determinados assuntos. É essencial que as escolas adotem posturas prevencionistas com relação aos conflitos e violências, identificando as causas e procurando evitá-las, não atuando apenas na mitigação das consequências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Lausmann Ternes

1Graduação em Ciências Biológicas – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
Especialização em Ensino de Biociências e Saúde – Instituto Oswaldo Cruz (IOC) Especialização em Coordenação Pedagógica – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – em andamento Mestrado em Ciências Biológicas – Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) 

Publicado
2017-12-01
Como Citar
Ternes, A. P. L. (2017). Relações conflituosas no ambiente escolar: causas e consequências a partir da visão de estudantes e professores. O Adjunto: Revista Pedagógica Da Escola De Aperfeiçoamento De Sargentos Das Armas, 5(1), 107-120. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/976
Seção
ARTIGOS DO VIII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DA EASA