Relações conflituosas no ambiente escolar
causas e consequências a partir da visão de estudantes e professores
Resumo
Conflitos caracterizam-se pela mesma situação. Dependendo de como eles são conduzidos, podem tornar-se uma oportunidade de reflexão e crescimento ou evoluir para situações de violência física ou psicológica. A falta de uma cultura de prevenção à violência e de mediação de conflitos se soma à realidade escolar de desvalorização do magistério, precariedade na infraestrutura dos prédios e falta de materiais didáticopedagógicos. Isso contribui para que na escola o conflito evolua para a indisciplina, incivilidade ou violência. Este estudo buscou analisar as relações interpessoais existentes na escola a fim de identificar as principais causas que desencadeiam conflitos. Para isso, questionários foram respondidos por professores e estudantes das turmas de Ensino Fundamental - séries finais - de uma escola pública estadual do município de Santa Maria. Para a maioria dos jovens a escola é vista como uma oportunidade para melhorar sua situação socioeconômica. Professores e estudantes desejam ser respeitados e valorizados e solicitam que o diálogo esteja presente em todas as situações cotidianas. O planejamento das aulas é um fator determinante para o bom andamento das atividades, motivação dos estudantes e redução de conflitos. As situações conflituosas evoluem para a indisciplina quando os estudantes não concordam com algumas regras ou querem expressar sua indignação com determinados assuntos. É essencial que as escolas adotem posturas prevencionistas com relação aos conflitos e violências, identificando as causas e procurando evitá-las, não atuando apenas na mitigação das consequências.