Percepções de Cadetes sobre Seu Aprimoramento em Língua Inglesa

Palavras-chave: AMAN, Língua Inglesa, Habilidades Linguísticas

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as percepções de cadetes do 1º Ano da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) sobre o desenvolvimento de suas habilidades em Língua Inglesa. Esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa, buscando apreender suas visões sobre a atividade didática Four Skills Project (4SP), concebida em 2021, com a finalidade de proporcionar o aprimoramento integrado das suas habilidades linguísticas (compreensão auditiva, expressão oral, compreensão leitora e expressão escrita), de forma lúdica e desafiadora. Os referenciais teóricos para esta pesquisa são o modelo de aprendizagem integrada elaborado por Roegiers e De Ketele (2004), a teoria pedagógica da aprendizagem significativa (AUSUBEL et al., 1980) e as bases para o conhecimento profissional dos docentes (SHULMAN, 2014). Os principais resultados referem-se aos seguintes aspectos: dedicação às tarefas do 4SP; fatores favoráveis e desfavoráveis; desempenho cognitivo prévio; desenvolvimento das habilidades linguísticas; influência no seu interesse pelo idioma; e, finalmente, impactos do projeto nas condições de obtenção de proficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sr. André Frangulis Costa Duarte, Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN

Mestre em educação (2018) e em operações militares (2001). Especialista em coordenação pedagógica (2007), bases geo-históricas para formulação estratégica (2007), recursos humanos (2006) e educação a distância (2003). Graduado em letras - inglês (2021), pedagogia (2017), filosofia (2012) e ciências militares (1993). Diploma C2 de Espanhol como Língua Estrangeira (2018). Trabalha na área educacional da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende - RJ (2009 - ).

Referências

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D. e HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 2ª edição, 1980.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Livraria Porto, 1994.

BOYLE C.; WALDEN R.; MELLOR-CLARK S. CAMPAIGN: English for the Military 1, Student’s book. Macmillan, 2006.

CALDAS, L. K. Trabalhando tipos/gêneros textuais em sala de aula: uma estratégia didática na perspectiva da mediação dialética. IBILCE/UNESP – São José do Rio Preto, 2010. Disponível em: https://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem03pdf/sm03ss16_09.pdf. Acesso em 12 AGO 2023.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – Aprendizagem, ensino, avaliação, 2001.

DUARTE, A. F. C.; DUARTE, E. F. C. Four Skills Project: o aprimoramento das habilidades linguísticas em Inglês de cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras. In: RIBEIRO, F. Práticas de Inglês: Volume 2. São Carlos: Pedro & João editores, 2022.

MONTEIRO, M. S. E. Percepções dos cadetes do 1º Ano de 2021 sobre o “Four Skills Project” desenvolvido pela Cadeira de Inglês da AMAN. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Militares). Academia Militar das Agulhas Negras-AMAN, Resende-RJ, 2023.

GOH. C. C. M. O ensino da conversação na sala de aula. Tradução de: Rosana S. R. Cruz Gouveia. São Paulo: Especial Book Services Livraria, 2008.

HARMER, J. The Practice of English Language Teaching. Essex, England: Longman, 2001. DOI: https://doi.org/10.1177/003368820103200109

ROEGIERS, X.; DE KETELE, J. M. Uma pedagogia da integração: competências e aquisições no ensino. Tradução Carolina Huang. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SHULMAN, L. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, v. 4, n. 2, p. 196-229, dez. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i2.293. Publicado originalmente como: Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-21, fev. 1987. DOI: https://doi.org/10.18676/2237-998322014293

PALLOFF, R.; PRATT, K. Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço. Porto Alegre, Artmed, 2002.

POLATSCHEK, A. A. V. Interação e Proficiência Linguística: o desempenho de cadetes do 1º Ano da AMAN em Língua Inglesa em 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. 2021. AMAN, Resende-RJ, 2023. Disponível em: https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/123456789/9771/1/Cad%208144%20Polatschek.pdf. Acesso em 05 AGO 2023.

SPINK, M, J.; MEDRADO, B. Produção de sentidos no cotidiano: uma abordagem teórico-metodológica para análise das práticas discursivas. In: SPINK, Mary Jane (org.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2004.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Publicado
2023-12-11
Como Citar
COSTA DUARTE, A. F., & MONTEIRO, M. S. E. (2023). Percepções de Cadetes sobre Seu Aprimoramento em Língua Inglesa. Revista Agulhas Negras, 7(10), 133-146. https://doi.org/10.70545/ran.v7i10.12034
Seção
Artigos Científicos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##