A implantação da educação por competências nas academias militares

  • Alcindo Grassi Exército Brasileiro/AMAN
  • Flávio Ferreira da Silva Exército Brasileiro/AMAN
Palavras-chave: Educação Moral. Ensino por competência. Filosofia da Educação. Psicologia da Educação. Educação militar.

Resumo

O presente trabalho se propõe a analisar alguns aspectos da educação por competência em desenvolvimento na Academia Militar do Exército. As discussões abordam dois fundamentos para a educação por competências, os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e o Relatório Delors (2000), em seus subsídios à efetivação da Educação Moral Militar e à internalização de valores, tão necessários à edificação da moralidade, ao respeito aos Direitos Humanos e ao convívio e desempenho profissional do Oficial Militar, particularmente, quanto à observância do absoluto respeito à Dignidade da Pessoa Humana.

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Biografia do Autor

Alcindo Grassi, Exército Brasileiro/AMAN

Major do QCO no Exército Brasileiro, Mestre em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Especialista em Filosofia Política pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/RS).

Flávio Ferreira da Silva, Exército Brasileiro/AMAN

Major do QCO no Exército Brasileiro, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro (UFRRJ). Psicólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Publicado
2017-12-01
Como Citar
Grassi, A., & Silva, F. F. da. (2017). A implantação da educação por competências nas academias militares. Revista Agulhas Negras, 1(1), 72-87. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/899
Seção
Artigos Científicos

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