O uso de novas técnicas de ensino nas instruções de equitação da AMAN

  • Eduardo Schlup Exército Brasileiro/AMAN
  • Jonathan de Barros Ramos Exército Brasileiro/AMAN
Palavras-chave: Equitação, Desenvolvimento Atitudinal, Geração Z, Sala de Aula Invertida

Resumo

A equitação no Exército Brasileiro é uma das ferramentas de desenvolvimento atitudinal empregadas em suas escolas. Na AMAN, verificou-se que tal ferramenta, desenvolve algumas atitudes, tais como: autoconfiança, coragem, disciplina, equilíbrio emocional, iniciativa, liderança, persistência e resistência. Atualmente, os cadetes pertencem à “Geração Z”, ou seja, pessoas nascidas no final do século XX e inseridas completamente no mundo digital. O presente trabalho buscou verificar a eficiência do uso da técnica de ensino "Sala de Aula Invertida" em comparação com a tradicional, empregada pela Seção de Equitação, visando ainda verificar o grau de desempenho e a satisfação alcançada pelo instruendo (Cadete).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Schlup, Exército Brasileiro/AMAN

Major de Cavalaria do Exército Brasileiro. Foi instrutor de Equitação na Escola de Equitação do Exército entre os anos de 2007 e 2010 e, atualmente é instrutor de equitação da Seção de Equitação da AMAN.

Jonathan de Barros Ramos, Exército Brasileiro/AMAN

Capitão de Cavalaria do Exército Brasileiro. Foi instrutor de Equitação na Escola de Cavalaria do Exército Paraguaio em 2014. Atualmente é instrutor de equitação na Seção de Equitação da AMAN.

 

Referências

BELCHER, J. Studio Physics at MIT. MIT Physics Annual., 2001. Disponível em http://web.mit.edu/jbelcher/www/PhysicsNewsLetter.pdf.Acessado em 29 de julho de 2016.

BERGMANN, J. e SAMS, A. Flip your classroom: Reach every student in Every Class Every Day.1. Edição. International Society for Technology in Education (ISTE), 2012

.BERRETT, D. How ‘flipping’ the classroom can improve the traditional lecture.The Chronicle of Higher Education, 2012. Disponível em http://chronicle.com/article/How-Flipping-the-Classroom/130857/. Acessado em 28 de julho de 26 de julho de 2016.

BISHOP, J. L. The Flipped Classroom: A survey of the research. 120th ASEE Annual Conference & Exposition, 2013.

BRASIL. Exército. T 21-250: Manual do Instrutor. 3a Edição. EGCCF, Brasília, DF, 1997.

CASTRO, G.A. Modalidades do hipismo clássico e os atributos da área afetiva desenvolvidos na equitação. Trabalho de Conclusão de Curso da Escola de Equitação do Exército, 2012.

DAY, J.A e FOLEY, J.D. Evaluating a web lecture intervention in a human-computer interaction course.IEEE Transactions on Education, Nr 49, p 420-431, 2006.DE GRAZIA, J.L. et al. Incorporating screencasts into chemical engineering courses. Proceedings ofthe ASEE Annual Conference & Exposition, 2012.

ROCHA, E.F. Metodologias ativas: um desafio além das quatro paredes da sala de aula. 2014 Disponível em www.abed.org.br/arquivos/Metodologias_ativas_alem_da_sala_de_aula_Enilton_Rocha.pdfAcessado em 29 de Julho de 2016.

SCHNEIDER, B. et al. Preparing for future learning with a tangible user interface: the case of neuroscience. IEEE Transactions on Learning Technologies, 2013.

SILVA, J. F e PINTO, A. C. Geração C: Conectados em novos modelos de aprendizagem. Anais do VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2009.

SILVA, A. T. L. Os atributos da área afetiva desenvolvidos através da equitação. Trabalho de Conclusão de Curso da Escola de Equitação do Exército, 2004.

TOLEDO, F. B. P. O Comportamento da Geração Z e a Influência nas Atitudes dos Professores. Anais do IX Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2012.

TREVELIN, A.T.C. et al. A utilização da sala de aula invertida em cursos superiores de tecnologia: Comparação entre o modelo tradicional e o modelo invertido “flipped classroom” adaptado aos estilos de aprendizagem. Revista de Estilos de Aprendizagem, Nr 12, Vol 11, 2013.

VALENTE, J.A. Blended learning e as mudanças no ensino superior:a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Edição Especial Nr 4, p 79-97, 2014.

WATKINS, J e MAZUR, E. Retaining Students in Science, Technology, Engineering and Mathematichs (STEM) Majores. Journal of College Science Teaching, Vol 42, Nr 5, 2013.

Publicado
2017-12-01
Como Citar
Schlup, E., & Ramos, J. de B. (2017). O uso de novas técnicas de ensino nas instruções de equitação da AMAN. Revista Agulhas Negras, 1(1), 88-97. https://doi.org/10.70545/ran.v1i1.900
Seção
Artigos Científicos