A psicologia social aplicada à formação de valores e atitudes nos cadetes da AMAN

  • Cláudio Belchior Santos de Souza Exército Brasileiro/AMAN
Palavras-chave: AMAN. Psicologia Social. Dissonância Cognitiva.

Resumo

Esta obra monográfica apresenta uma análise da formação do oficial do Exército Brasileiro pela ótica da Psicologia Social. A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) tem a missão de formar os oficiais da linha bélica do Exército Brasileiro. Durante a formação, é fundamental que os cadetes absorvam os valores da caserna e sejam condicionados a executarem os códigos de condutas do Exército. Esses valores são transmitidos de geração em geração mantendo o Exército coeso e firme na sua missão de defender os interesses da Pátria. Esses valores norteiam as atitudes de todos os militares e formam um padrão a ser seguido por todos pertencentes à Instituição. Para alcançar esses objetivos, é preciso utilizar algumas ferramentas da Psicologia Social. As teorias do conformismo e da dissonância cognitiva serão estudadas e aplicadas ao dia a dia da AMAN para facilitar a compreensão dessa complexa missão de formar o futuro chefe militar.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Belchior Santos de Souza, Exército Brasileiro/AMAN

Major de Infantaria do Exército Brasileiro. Atualmente ocupa a função de Chefe da Biblioteca da Academia Militar das agulhas Negras.

 

Publicado
2017-12-01
Como Citar
Souza, C. B. S. de. (2017). A psicologia social aplicada à formação de valores e atitudes nos cadetes da AMAN. Revista Agulhas Negras, 1(1), 98-106. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/901
Seção
Artigos Científicos