Escola Preparatória de Porto Alegre - EsPPA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Juvêncio Saldanha Lemos

Resumo

Há quem pense que o Decreto de 27 de dezembro de 1939 transformou o Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) na Escola Preparatória de Porto Alegre (EsPPA). Não. Não foi assim e nem poderia ser. O Colégio Militar era, e é, uma instituição de ensino secundário administrada pelo Exército. Já a Escola Preparatória, uma Organização Militar (OM) do Exército Brasileiro, com lugar bem definido na estrutura da Força Terrestre, inclusive com Quadro de Organização e Dotação (QOD) próprio. Isto é, o citado Decreto extinguiu o CMPA e criou a EPPA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Juvêncio Saldanha Lemos

Nasceu em Porto Alegre, RS, no dia 24 de janeiro de 1940. Fez os estudos preliminar e ginasial no Colégio Anchieta. Assentou praça no Exército em março de 1956, mediante concurso para ingresso na Escola Preparatória de Porto Alegre (EsPPA). Prosseguiu os estudos na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN – Resende, RJ), sendo declarado Aspirante-a- Oficial da Arma de Infantaria em 30 de dezembro de 1961 e destinado ao 17o RI (Cruz Alta, RS). Como tenente, serviu no Batalhão Suez, integrante das forças de paz das Nações Unidas, em missão na Faixa de Gaza, Egito. Serviu em guarnições da fronteira brasileira, foi instrutor da Academia Militar, oficial do Gabinete do Ministério do Exército (Brasília, DF), comandou o 8o BI Mtz (Santa Cruz
do Sul, RS) e foi Chefe da 3a Seção do Comando Militar do Sul (Porto Alegre, RS), função na qual foi transferido para a reserva, no posto de Coronel.