As invasões holandesas e a organização da força terrestre da América Portuguesa no Século XVII

  • Túlio Ribeiro de Almeida

Resumo

O presente artigo tem como objetivo condensar a ampla literatura que trata das diversas invasões de tropas holandesas no litoral brasileiro e da organização da força terrestre na América Portuguesa no século XVII. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfi ca. Inicialmente, é apresentado o contexto político, econômico do início do referido século. Em seguida, é abordado o confl ito entre Portugal, sob domínio espanhol, e as tropas da Companhia das Índias Ocidentais. Na última parte, o texto aborda a organização das defesas luso-brasilieiras antes e após o domínio holandês, seguido por uma conclusão. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Túlio Ribeiro de Almeida

O Autor é Capitão da arma de Cavalaria Formado pela Academia Militar das Aguhas Negras (AMAN) Pós-graduado em Equitação pela Escola de Equitação do Exército. Atualmente, é instrutor da Curso de Cavalaria da AMAN.

Publicado
2018-12-03
Como Citar
Almeida, T. R. de. (2018). As invasões holandesas e a organização da força terrestre da América Portuguesa no Século XVII. Revista Agulhas Negras, 2(2), 45-51. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/1872
Seção
Artigos Científicos