A Cooperação Militar Brasileira e sua contribuição para a integração ibero-americana

Contenido principal del artículo

Rogério Marques Nunes

Resumen

A Comunidade Ibero-Americana de Nações é formada por 22 países, sendo 19 das Américas do Sul e Central (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) e três da Península Ibérica (Andorra, Espanha e Portugal). Criada com a finalidade de estimular avanços em temas políticos, econômicos e culturais, tem o Brasil com um dos principais prestadores de cooperação. O Brasil está presente em diversos mecanismos inter-regionais, o que o coloca em contato com países de todos os continentes. Sendo assim, a participação internacional brasileira ocorre dentro de princípios, em que a defesa da paz, a solução pacífi ca de conflitos e a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade são fatores preponderantes, pois estão delineados no artigo 4º da Constituição Federal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Nunes, R. M. (2017). A Cooperação Militar Brasileira e sua contribuição para a integração ibero-americana. A Defesa Nacional, 104(833), 24–36. Recuperado a partir de https://ebrevistas.eb.mil.br/ADN/article/view/1298
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Rogério Marques Nunes

Cel Cav (AMAN/89, EsAo/97, ECEME/05), especialista em Relações Internacionais (Universidade Candido Mendes/10). Atualmente, exerce a função de instrutor na Escola Superior das Forças Armadas do Reino da Espanha.