Engenharia Dirigida a Modelos Aplicada à Cognição de Rádios em Operações Militares

Autores

  • Marcus Albert Alves da Silva Instituto Militar de Engenharia
  • Gabriel Bozza Instituto Militar de Engenharia
  • Milena Mayara Ruy Instituto Militar de Engenharia
  • Maria Cláudia Reis Cavalcanti Instituto Militar de Engenharia
  • David Fernandes Cruz Moura Instituto Militar de Engenharia
  • Luís Ferreira Pires Universidade de Twente

DOI:

https://doi.org/10.22491/rmct.v40i1.9115.pt

Palavras-chave:

Rádio Cognitivo, Operações militares, Engenharia Dirigida a Modelos, Linguagem Específica de Domínio

Resumo

O dinamismo do ambiente de comunicações militares faz dos rádios cognitivos uma alternativa promissora, em virtude de sua versatilidade para sensoriar o ambiente e mudar seu modo de operação de forma autônoma. Essas mudanças são baseadas em regras fundamentadas na doutrina militar e nas normas de telecomunicações, que podem mudar em função de alterações no cenário militar.
A capacidade de reagir e se adaptar, com rapidez, às novas regras e condições é um diferencial que, em situações de guerra, pode evitar ou prevenir o fratricídio. Buscando atingir essa rapidez, esta pesquisa usou técnicas de engenharia dirigida a modelos, como Linguagens Específicas de Domínio (DSL) e transformações de modelos em código fonte aplicadas a rádios cognitivos, em operações militares. Estes conceitos foram aplicados em um estudo de caso, agilizando a atualização das regras e empregando uma estratégia de janelas deslizantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-21

Como Citar

Silva, M. A. A. da, Bozza, G., Ruy, M. M., Cavalcanti, M. C. R., Moura, D. F. C., & Pires, L. F. (2025). Engenharia Dirigida a Modelos Aplicada à Cognição de Rádios em Operações Militares. Revista Militar De Ciência E Tecnologia, 40(1), 53–66. https://doi.org/10.22491/rmct.v40i1.9115.pt

Edição

Seção

Ciência da Computação