Rabdomiossarcoma de seio de face e a utilização do cateter central de inserção periférica (PICC)

relato de caso

  • Isabela Martins de Morais
  • Maria Cristina Augusta Coelho
  • Micheli Teixeira de Oliveira
  • Tamires Zêba Guimarães
  • Nancy Soares Peixoto Nancy Soares Peixoto Nancy Soares Peixoto
  • Nelson dos Santos Nunes
Palavras-chave: Câncer; Rabdomiossarcoma; Cateteres; Enfermagem.

Resumo

Introdução: O rabdomiossarcoma é um tumor maligno agressivo, composto de células embrionárias que se diferenciam em músculo esquelético. Para o tratamento são realizadas cirurgia, quimioterapia e radioterapia associadas de acordo com estadiamentodo tumor. A preservação da rede venosa é indispensável na assistência de enfermagem ao paciente oncológico, uma vez que o uso constante dessa via associado as condições clínicas decorrentes da doença ou do tratamento acarreta problemas de acesso vascular. Assim, é necessária a escolha de um cateter adequado para a realização das terapias com quimioterápicos que requerem cuidados em sua administração para não causar danos ao paciente.
Objetivos: Descrever um caso de rabdomiossarcoma de seio de face; destacar a utilização do PICC como recurso de valor para a assistência de enfermagem ao paciente portador de rabdomiossarcoma.
Métodos: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de caso. A coleta de dados deu-se através de anamnese com o paciente e consulta ao prontuário. Para embasamento teórico foram consultados artigos em bases de dados e bibliografias.
Resultados: O relato do caso possibilita identificar a importância da utilização do PICC em um tipo de câncer raro, uma vez que o desenvolvimen to de radiodermite grau II devido as várias sessões de radioterapia realizadas, fez com que o cateter totalmente implantado anteriormente utilizado se exteriorizasse, invalidando sua utilização terapêutica.
Conclusão: A utilização do PICC se fez de suma importância para a continuidade do tratamento do paciente, o qual mostrou-se satisfeito com o dispositivo utilizado no processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Martins de Morais

Enfermeira. Residente do Programa de Pós Graduação em nível de Especialização nos moldes de Residência em Enfermagem/ UNIRIO/NERJ no Hospital Central do Exército.

Maria Cristina Augusta Coelho

Enfermeira. Residente do Programa de Pós Graduação em nível de Especialização nos moldes de Residência em Enfermagem/ UNIRIO/NERJ no Hospital Central do Exército.

Micheli Teixeira de Oliveira

Enfermeira. Residente do Programa de Pós Graduação em nível de Especialização nos moldes de Residência em Enfermagem/ UNIRIO/NERJ no Hospital Central do Exército.

Tamires Zêba Guimarães

Enfermeira. Residente do Programa de Pós Graduação em nível de Especialização nos moldes de Residência em Enfermagem/ UNIRIO/NERJ no Hospital Central do Exército.

Nancy Soares Peixoto Nancy Soares Peixoto Nancy Soares Peixoto

Enfermeira. Coordenadora local da Residência em Enfermagem no Hospital Central do Exército.

Nelson dos Santos Nunes

Enfermeiro. Preceptor da Residência em Enfermagem no Hospital Central do Exército.

Publicado
2017-07-01
Como Citar
Morais, I. M. de, Coelho, M. C. A., Oliveira, M. T. de, Guimarães, T. Z., Nancy Soares Peixoto, N. S. P. N. S. P., & Nunes, N. dos S. (2017). Rabdomiossarcoma de seio de face e a utilização do cateter central de inserção periférica (PICC): relato de caso. Revista Brasileira De Saúde Militar, 5(7), 26-30. Recuperado de https://ebrevistas.eb.mil.br/HCE/article/view/831
Seção
Artigos Originais