A INTEGRAÇÃO DA BATERIA DE ARTILHARIA ANTIAÉREA BLINDADA COM O CENTRO DE OPERAÇÕES ANTIAÉREAS

Autores/as

  • Maj Elisandro Rodrigues de Freitas Cunha

Palabras clave:

Brigada Blindada, Defesa Antiaérea. Bateria de Artilharia Blindada, Integração. Centro de Operações Antiaéreas, GEPARD 1 A2

Resumen

A 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e a 6ª Brigada de Infantaria Blindada são Grandes Unidades do Exército Brasileiro de extrema relevância. Dotados de elevada mobilidade tática, não possuíam um sistema operacional integrado de Defesa Antiaérea. A aquisição por parte do Brasil de 37 (trinta e sete) Viaturas Blindadas de Combate Antiaérea (VBC AAe) GEPARD 1 A2 junto ao Exército Alemão alterou esta realidade, ampliando o Poder de Combate dessas Grandes Unidades. A chegada do novo material na 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6ª Bia AAAe Ap), na 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (11ª Bia AAAe Ap) e na Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe), suscitou a necessidade de realizar um estudo para viabilizar a integração de forma eficiente das Baterias Blindadas aos seus Centros de Operações Antiaéreas (COAAe). Para tanto, o autor discorre sobre a Estrutura da Artilharia Antiaérea Alemã, a integração dos Centros de Operações Antiaéreas com o Sistema de Armas Alemão, a Estrutura da Bateria Antiaérea Blindada Brasileira e, o mais relevante, a integração do Centro de Operações Antiaéreas com o sistema de Armas Brasileiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maj Elisandro Rodrigues de Freitas Cunha

Oficial de Artilharia do Exército Brasileiro, Graduado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras em 2001; Pós-Graduado em Artilharia Antiaérea pela Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea em 2005; Pós-Graduado em Manutenção de Material Bélico pela Escola de Material Bélico em 2007; Pós-Graduado em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2010. Possui o Curso de Operação do Sistema Gepard 1 A2 na Alemanha em 2013 e o Curso de Operação e Criação de Material Didático Tático do Simulador do Sistema GEPARD 1 A2 na Alemanha.

Citas

ALEMANHA. Informat. zur Heeresflugabwehrtruppe. 2007.

ALEMANHA. Instruções na Heeresflugabwehrschule. The German Army Air Defense C²I and Weapons Control System. 2010.

BRASIL. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Estado-Maior do Exército. Defesa Antiaérea. EB70-MC-10.231. 1. ed. Brasília, DF: Estado-Maior do Exército, 2017.

______. ______. ______. ______. Defesa Antiaérea nas Operações. EB70-MC-10.235. 1. ed. Brasília, DF: Estado-Maior do Exército, 2017.

HARRIS CORPORATION. Disponível em: <http://rf.harris.com/media/RF-7800V-V51xP%20datasheet_web_tcm26-23657.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2013.

Publicado

2020-02-20

Cómo citar

Cunha, M. E. R. de F. (2020). A INTEGRAÇÃO DA BATERIA DE ARTILHARIA ANTIAÉREA BLINDADA COM O CENTRO DE OPERAÇÕES ANTIAÉREAS. Informativo Antiaéreo: Publicação científica, 11(11), 81–92. Recuperado a partir de https://ebrevistas.eb.mil.br/IA/article/view/3484