Processo de avaliação em Cursos e Estágios gerais das linhas de Ensino Militar Bélico, Complementar e de Saúde, no Exército
Abstract
Este trabalho consiste em analisar a concepção dos monitores e instrutores com relação ao processo de avaliação na aprendizagem em sala de aula, assim como confrontar seus conceitos e ideias com as dos autores - pesquisadores do assunto em questão. A experiência dos cursos e estágios realizados, bem como a literatura pesquisada, foram as principais ferramentas utilizadas para a análise. Para conhecer as opiniões dos instrutores e monitores – do sistema de ensino do Exército no que tange os cursos e estágios gerais das linhas de Ensino Militar Bélico, Complementar e de Saúde – foi realizado um questionário com cinco perguntas. Este tema é extremamente importante, pois muitas vezes excluímos alguns alunos que apresentam potencialidades ainda não descobertas por causa de distorções no processo ensino-aprendizagem, cuja avaliação faz parte. Foi observado que boa parte dos instrutores e monitores utilizam a avaliação apenas para dar notas aos seus alunos, bem como guardar as informações obtidas como um simples documento de comprovação de capacidades dos alunos. A ideia distorcida da avaliação é ainda uma realidade em nosso sistema educacional, mas é verdade também que o instrutor tem ainda poder dentro da sala de aula, o mesmo pode mudar o papel coercitivo da avaliação e tornar esse instrumento mais eficaz.