Editorial
Abstract
A Revista Científica da Escola de Saúde do Exército chega a sua 6a edição no momento em que se aproxima aquela que talvez venha a ser a maior transformação da história da Escola de Saúde do Exército: a transferência de sua sede na guarnição do Riode Janeiro, berço de sua fundação, para a cidade de Salvador, passando a ser denominada Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx), nas instalações hoje ocupadas pela Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx).
É, também, o momento em que os sinais de uma possível “volta à normalidade”, quando a linha ascendente dos números da vacinação parece cruzar, pelo menos no imaginário, a linha descendentes do número de vítimas da Covid-19. O desafio de compreender os efeitos de um evento desta magnitude terá seus reflexos sentidos pelas próximas décadas, nos mais diversos campos do conhecimento.
Repetindo a já tradicional fórmula de apresentar textos sobre os mais diversos aspectos do Serviço de Saúde nas Forças Armadas (e nem poderia ser diferente), esta edição vem “fortemente equipada” com artigos que certamente vão interessar a todos os militares, desde os perfis mais “operacionais” até aqueles mais “acadêmicos”. Os temas saúde mental, saúde operacional e defesa química, biológica, radiológica e nuclear (QBRN) estão (muito bem) representados na edição atual.
Em nome de toda a equipe editorial, parabenizo aos autores, colaboradores e, acima de tudo, aos leitores, razão maior da existência de qualquer publicação. A revista que os senhores tem em mãos é parte daquilo simboliza o que de melhor foi produzido nos 111 anos de história desta escola.