Atividades utilizando o software Geogebra®: uma alternativa para o ensino da unidade radiano
Palavras-chave:
Geogebra®, Radiano, AlunosResumo
Este trabalho apresenta uma visão relacionada ao uso de 13 atividades desenvolvidas com auxílio do software Geogebra®. As mesmas buscam auxiliar no ensino e compreensão dos conteúdos ligados à Trigonometria e às Funções Trigonométricas - em especial o uso da unidade radiano. O trabalho foi realizado no 1º semestre de 2017, com oito alunos matriculados no 2º ano do Ensino Médio, em uma escola pública federal localizada na cidade de Santa Maria, RS. Os resultados mostraram visível melhora em relação a compreensão de conceitos como o de ângulo, semelhança de triângulos, origem da constante π e da unidade radiano, arcos e cordas na circunferência - tudo com o objetivo final de falar sobre as Razões Trigonométricas Fundamentais e sobre as Funções Trigonométricas - diferenciando o uso da unidade grau na primeira e da unidade radiano na segunda . Desta forma, verificou-se que a abordagem diferenciada do conteúdo pode ser fator motivador, facilitador e esclarecedor visando uma eficaz formação do conhecimento.
Downloads
Referências
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6761. Acesso em 30 de novembro de 2017.
BARROS, Daniela Melaré. Formação continuada para docentes do Ensino Superior: O virtual como espaço educativo. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 7, n. 20, p. 103-122, jan./abr. 2007.
BRASIL, Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
BRASIL, Ministério da educação e desportos. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Brasília, 2001.
BRASIL. Orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais (PCN+): Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2006.
CARVALHO, Rafael Nink de. Ensino de Matemática através da Robótica: movimento do braço mecânico. Dissertação de Mestrado. UFRO: Porto Velho, 2013.
CATANEO, Vanessa Isabel. O uso do software Geogebra como ferramenta que pode facilitar o processo ensino aprendizagem da Matemática no ensino fundamental séries finais. Monografia de Especialização. UNIBAVE, Orleans, 2011.
COSTA, Gilvan Luiz Machado; FIORENTINI, Denise. Mudança da Cultura Docente em um contexto de Trabalho Colaborativo de Introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação na Prática Escolar. Bolema, Rio Claro (SP), Ano 20, n. 27, p. 1-21, 2007.
FERREIRA, Cassio Marins. O uso do Geogebra como ferramenta auxiliar na compreensão de resultados de geometria pouco explorados no ensino básico. Dissertação de Mestrado. Universidade Rural do Rio de Janeiro- PROFMAT, 2015. Disponível em http://br.123dok.com//document/4yr33npy-o-uso-do-geogebra-como-ferramenta-auxiliar-na-compreensao-de-resultados-de-geometria-pouco-explorados-no-ensino-basico.html. Acesso em 30 de novembro de 2017.
FIALHO, Edson de Souza Carneiro. Uma proposta de utilização do software Geogebra para o ensino de geometria analítica. Dissertação de Mestrado. CEFET: Rio de Janeiro, 2010.
GIARDINETTO, José Roberto Boettger. Abstrato e o concreto no ensino da Matemática: algumas reflexões. Bolema, Presidente Prudente, SP, Ano 11, Nº12, p. 45-57, 1996.
GRAVINA, Maria Alice; SANTAROSA, Lucila Maria. A aprendizagem da Matemática em Ambientes Informatizados. IV Congresso da Rede Iberoamericana de Informática Educativa. Brasília, 1998. Disponível em: http://euler.mat.ufrgs.br/~edumatec/artigos/a1.pdf. Acesso em 13 de junho de 2017.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
LOPES JÚNIOR, Geraldo. Geometria dinâmica com o Geogebra no ensino de algumas funções. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Viçosa, MG, 2013.
MASSETTO, Marcos. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: Moran, José Manuel (org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
MELO, Tatiana Fernandes de Oliveira. O software Geogebra como elemento mediador na formação do conceito de polígonos semelhantes: um estudo na perspectiva do ensino desenvolvimental. Dissertação de Mestrado. Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, 2014.
MERCADO, Luís Paulo Leopoldo (Org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. INEP: Maceió, 2002. Disponível em http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1328. Acesso em 30 de novembro de 2017.
MIRANDA, Dimas Felipe de; BLAUDARES, João Bosco. Informatização no ensino de Matemática: investindo no ambiente de aprendizagem. Zetetiké: Campinas, v.15, n.27, jan/jun. 2007.
OLIVEIRA, Gerson Pastre de; FERNANDES, Ricardo Uchoa. O uso de tecnologias para o ensino de trigonometria: estratégias pedagógicas para a construção significativa da aprendizagem. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo. v. 12, n.3, 2010. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/viewFile/4631/3701. Acesso em 30 de novembro de 2017.
OLIVEIRA, Carlos André Carneiro. Trigonometria: o radiano e as funções seno, cosseno e tangente. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Ciências e Tecnologia. Campina Grande: PB, 2014.
PEDROSO, Leonor. Uma proposta do ensino da trigonometria com o uso do software Geogebra. Dissertação de Mestrado. UFRGS, Porto Alegre, RS, 2012.
PÉREZ-GÓMEZ, Angel. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PROCÓPIO, Wadames. O currículo de Matemática no estado de São Paulo: sugestões de atividades com o uso do Geogebra. Dissertação de Mestrado. PUC, São Paulo, 2011. Disponível em
https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/7756. Acesso em 30 de novembro de 2017.
REIS, Simone Rocha.; SANTOS, Felipe Alan Souza.; TAVARES, Jorge Alberto Vieira. O uso das TICs em sala de aula: uma reflexão sobre seu uso na escola Vinícius de Moraes/São Cristóvão. IN: 3º. Simpósio de Educação e Comunicação. Edição Internacional, 2012.
SOFFA, Marilice Mugnaini; TORRES, Alieni. O processo ensino-aprendizagem mediado pelas tecnologias da informação e comunicação na formação de professores on-line. IN: IX Congresso Nacional de Educação - Educere; III Encontro Sul-brasileiro de Psicopedagogia. PUCPR, Paraná, 2009.
SOUZA, Mauro Eduardo de. Professores e o uso do Geogebra: (re)construindo conhecimentos sobre funções. Dissertação de Mestrado. UFMS, Campo Grande, 2016.
SUGUIMOTTO, Alexandre Shuji. Utilização do Geogebra como auxílio no ensino de funções. Dissertação de Mestrado. PROFMAT, Maringá, 2013. Disponível em http://www.profmat.uem.br/dissertacoes-2/AlexandreSuguimoto.pdf. Acesso em 30 de novembro de 2017.