Redações nota mil do ENEM: transitividade e expressões modalizadoras
Palabras clave:
Educação Básica, Redação do ENEM, Oração, Transitividade, Expressões ModalizadorasResumen
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) consolidou-se como a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, sendo a prova de redação um espaço de reflexão sobre questões sociais. Este estudo tem como objetivo analisar, à luz da Linguística Sistêmico-Funcional, os componentes das orações, por meio do sistema de transitividade, e as posições assumidas pelos autores a partir das expressões modalizadoras em três redações nota mil do ENEM 2021, cujo tema foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. A pesquisa, de caráter quali-quantitativo e interpretativista, envolveu a coleta, transcrição e análise manual das orações e das expressões modalizadoras, bem como a classificação e interpretação dos dados. Os resultados apontam predominância de processos relacionais (38%) e materiais (35%), que revelam tanto a atribuição de valores e caracterizações quanto a proposição de ações vinculadas a atores sociais, sobretudo o governo. Observou-se ainda o uso recorrente de expressões de inclinação (56%) e obrigação (25%), as quais evidenciam estratégias discursivas de engajamento subjetivo e de atribuição de responsabilidades institucionais. Sendo assim, as redações analisadas constroem discursos que não apenas diagnosticam a situação-problema, mas também propõem soluções, reforçando a centralidade do papel estatal na garantia de direitos. O estudo pretende oferecer subsídios teóricos e práticos para que professores compreendam de forma mais aprofundada o funcionamento da redação do ENEM e possam desenvolver práticas pedagógicas mais consistentes e cientificamente fundamentadas.
Descargas
Citas
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). ENEM. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem>. Acesso em: 20 jun. 2022.
FELPI, L. Redações nota 1000 do Enem: cartilha colaborativa. [S. l.]: Lucas Felpi, 2022. Disponível em: <https://lucasfelpi.com/cartilhas>. Acesso em: 04 jul. 2025.
FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional em língua portuguesa. Santa Maria: UFSM, 2010.
FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional em língua portuguesa. Campinas SP: Mercado de Letras, 2014.
GOUVEIA, C. Texto e gramática: uma introdução à Linguística Sistémico-Funcional. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, v. 16, n. 24, 2009.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1985.
HALLIDAY, M. A. K. Introduction to functional grammar. 2nd ed. London: Edward Arnold, 1994.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. An introduction to functional grammar. 3rd ed. New York: Oxford University Press, 2004.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An Introduction to functional grammar. 4rd ed. London: Routledge, 2014.
HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1985.
THOMPSON, G. Introducing functional grammar. London: Edward Arnold, 1996.