Turma Pioneira, turma Maria Quitéria

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Equipe Verde-oliva

Resumo

Em abril de 1992, quando chegamos à antiga Escola de Administração do Exército (EsAEx), hoje Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), em Salvador (BA), éramos 52 mulheres, cheias de sonhos e apreensões. Após o histórico grupo de enfermeiras, que partiu para a Itália com a Força Expedicionária Brasileira, em 1944, era a primeira vez que o Exército abria as portas para o segmento feminino. Formávamos um grupo bem heterogêneo, oriundo de todas as regiões
do País, variando entre 22 e 36 anos de idade, limite máximo para a inscrição no concurso. Cada uma com sua história de vida: solteiras, casadas, mães de filhos pequenos, mães de adolescentes, mães solteiras ou arrimos de família. Lá éramos todas iguais, sufocando a saudade da família, do lar e do conforto, em busca de um ideal, de um futuro promissor, de uma carreira, no verdadeiro sentido da palavra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Equipe Verde-oliva

A Revista Verde-Oliva é um produto de mídia impressa do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx). Caracteriza-se como uma revista cultural e informativa, que mantém, pela publicação de notícias e artigos, o público em geral informado sobre a atuação do Exército Brasileiro (EB) e de suas organizações militares (OM) nas várias atividades inerentes à Instituição, particularmente nas áreas social, comemorativa, assistência social, esportiva e organizacional.