O ensino de música como ferramenta de inclusão social

um coral de vozes no programa Forças no Esporte

  • Diego Batista da Silva
Palavras-chave: Educação Musical, Inclusão, Vulnerabilidade, Interdisciplinaridade, Coral de Vozes

Resumo

O presente artigo busca descrever a participação da educação musical no Programa Forças no Esporte na cidade de Cruz Alta – RS nos anos de 2018 e 2019. O programa é administrado pela Escola de Sargentos das Armas (EASA) e por um convite do comandante dessa organização militar houve a participação de integrantes da Banda de Música da Artilharia Divisionária da 3º Região de Exército. Este autor foi um dos participantes que por meio da construção de um coral de vozes foi uma estratégia de inclusão e valorização dos alunos do programa. O Objetivo foi refletir o potencial da inserção do ensino musical na realidade dos participantes, demonstrando o potencial interdisciplinar e social do ensino musical coletivo. Por uma pesquisa bibliográfica e descritiva resgatamos leituras e textos pertinentes a música. Esse resgate de indivíduos com risco de vulnerabilidade em prol de mudanças  significativas que o coral de vozes proporcionou aos seus participantes nos anos citados.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-02-28
Como Citar
Batista da Silva, D. (2024). O ensino de música como ferramenta de inclusão social: um coral de vozes no programa Forças no Esporte. O Adjunto: Revista Pedagógica Da Escola De Aperfeiçoamento De Sargentos Das Armas, 11(1), 43-47. Recuperado de https://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/12423