Knowledge management in military affairs and defense state of the art and trends based on a bibliometric study

Main Article Content

Nikiforos Joannis Philyppis Junior
Adriano Lauro

Abstract

This bibliometric study investigates Knowledge Management in the Military and Defense Area. Using the Scopus database and the Prisma methodology (Jahan et al., 2016; Moher et al.; 2009), 961 articles were analyzed, of which 449 were selected for analysis using the Mendeley software and the R Bibliometrix platform (Aria; Cuccurullo, 2017). The results indicate the growing importance of knowledge management in this context, with emphasis on topics such as national security, digital transformation, simulation and risk management. Scientific production is diverse, involving different authors and institutions, and is disseminated mainly in academic events and journals in the areas of Business, Information Technology and Computing. The findings point to the relevance of knowledge management for improving military capabilities and strategic decision-making in an increasingly complex scenario.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
PHILYPPIS JUNIOR, N. J.; LAURO, A. Knowledge management in military affairs and defense: state of the art and trends based on a bibliometric study. Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares, [S. l.], v. 18, n. 62, p. 237–253, 2024. DOI: 10.52781/cmm.a132. Disponível em: https://ebrevistas.eb.mil.br/index.php/RMM/article/view/11951. Acesso em: 14 jan. 2026.
Section
Scientific Articles
Author Biographies

Nikiforos Joannis Philyppis Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professor assistente da FACC-UFRJ desde 2004, doutorando em Estudos Marítimos na Escola de Guerra Naval, mestre em Economia Empresarial pela UCAM, especialista em Marketing pela FGV-EBAPE e Graduado em Administração pela UFRJ. É professor em cursos de graduação e pós-graduação desde 2002, estando atualmente lotado como professor-assistente do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da FACC - UFRJ. Tem experiência no setor de Serviços, com ênfase em Estratégia, Marketing e Planejamento em Serviços. Foi auditor contábil e operacional trabalhando com empresas como Souza Cruz, Lorentzen, Laboratório Darrow e BNDES. Redigiu relatórios setoriais nos setores de Bebidas e Fumo, Varejo, Serviços Financeiros e foi consultor empresarial para franquias de varejo, em toda a região sul, fazendo avaliação de potencial de mercado para a empresa, definindo áreas de atuação, metas e prestando consultoria administrativa e financeira, além de treinar mais de 2000 colaboradores da empresa. Trabalhou como consultor em Prevenção de Perdas, em treinamento e desenvolvimento, participando da implementação e treinamento de equipes nos procedimentos e técnicas desenvolvidos. Atualmente é pesquisador convidado do Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação (NPPG) da Escola Politécnica da UFRJ e editor da revista Boletim de Gerenciamento, professor nas áreas de Estratégia Corporativa e orientador de TCCs nas áreas de Planejamento, Estratégia e Gerenciamento de Recursos Humanos em projetos, além de lecionar para a Marinha do Brasil em cursos de negociação e gestão de projetos.

Adriano Lauro, Escola de Guerra Naval Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutorado em Administração pela COPPEAD-UFRJ, Curso em Política e Estratégia Marítimas pela Escola de Guerra Naval, mestrado em engenharia de produção pela Universidade Federal Fluminense, possui pós-graduação em pesquisa operacional pela COPPE-UFRJ, MBA em Gestão Empresarial e em Gestão Internacional, ambos pela COPPEAD-UFRJ, além dos cursos de carreira realizados na Marinha do Brasil (Curso de Aperfeiçoamento e Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores). A formação superior é da Escola Naval, com habilitação em Mecânica. Tem experiência na área de planejamento, planejamento estratégico, cenários prospectivos, apoio à decisão, jogos e simulação com ênfase em jogos. Oficial superior da Reserva da Marinha do Brasil, comandou Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais e participou de três missões pela Organização das Nações Unidas (Angola e duas no Haiti), sendo Comandante do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, no Haiti, em 2010. Participou de diversos exercícios militares com nações amigas. Entre as funções que desempenhou, destacam-se a de encarregado de logística do BRABAT junto a ONU (Angola), Encarregado do Centro de Jogos Didáticos (CIASC), professor do Centro de Jogos de Guerra na Escola de Guerra Naval. No ensino superior, foi Coordenador Acadêmico em Cursos de graduação em Sistemas de Informação e Engenharia. Atualmente, é professor do Programa de Pós-graduação em Estudos Marítimos e do Curso de Política e Estratégia Marítimas da Escola de Guerra Naval; e leciona nas áreas de engenharia de produção e administração