O USO DE MATERIAS MANIPULAVEIS E DE RECURSOS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

  • Paulo Cesar Tavares de Souza CMC
Palavras-chave: Ensino de Matemática, Metodologias, Materiais Didáticos, Recursos Digitais

Resumo

A busca de um ensino de qualidade, adequado aos tempos atuais, provocou o surgimento de encaminhamentos metodológicos no Ensino de Matemática tais como a Resolução de Problemas, O uso de materiais manipuláveis e jogos, A Modelagem Matemática, A Etnomatemática, o Uso da História da Matemática, A contextualização, alem do uso de novas tecnologias em sala de aula, incluindo calculadoras e computadores. Neste contexto, tem se observado que as condições estruturais nem sempre estão adaptadas as necessidades do conteúdo matemático a ser desenvolvido. Em um mundo centrado na tecnologia as relações humanas acabam ficando em um segundo plano. O desenvolvimento tecnológico acarretou em uma dependência cada vez maior dos recursos eletrônicos no
cotidiano das pessoas. Ao mesmo tempo em que os recursos tecnológicos modernos possibilitam uma maior rapidez nas respostas aos problemas que são colocados, tem como efeito colateral o distanciamento nas relações humanas, aliados a uma menor necessidade da criatividade na obtenção das soluções e compreensão destes problemas. Neste contexto serão feitas reflexões acerca dos múltiplos encaminhamentos metodológicos apresentados nos dias
atuais, bem como a aplicabilidades destes nos conteúdos curriculares. Pretende-se ainda fazer uma articulação entre o uso de materiais didáticos artesanais, construídos pelos alunos, e o uso de recursos digitais de ensino, levantar reflexões necessárias para que o uso de metodologias alternativas de ensino não sejam apenas modismos, tornando referenciais para o ensino da matemática escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-06-12
Como Citar
Souza, P. C. T. dE. (2023). O USO DE MATERIAS MANIPULAVEIS E DE RECURSOS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Kur’yt’yba - Revista Multidisciplinar De Educação E Ciência, 6(1), 67-75. https://doi.org/10.5281/zenodo.8030746