FISÍCHEF: APRENDENDO TERMOLOGIA NA COZINHA
Resumo
O Físichef consiste em uma prática metodológica aplicada em turmas de Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) nas modalidades Integrado e PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos). Ela foi desenvolvida no IFFAR - Campus São Borja, através de um Projeto de Ensino que uniu as disciplinas de Física, Geografia e Práticas de Cozinha. O trabalho teve como objetivos desenvolver e aplicar uma prática voltada para o ensino da Física junto a discentes do curso de Eventos (Integrado) e Cozinha (PROEJA). Percebe-se a importância de interligar esses cursos com a disciplina de Física, principalmente pelas dificuldades encontradas pelos discentes no aprendizado de tópicos de Termologia. Sob esse aspecto foi traçado um planejamento que une conhecimentos da Física, através da Termologia, Geografia, com o uso e descarte adequado de alimentos naturais, preservando o ambiente, e com técnicas de Gastronomia. Os resultados mostram que os alunos tiveram um ótimo aproveitamento nessas três disciplinas, e que há espaço para utilizar novas formas de ensinar e aprender além da sala de aula.
Downloads
Copyright (c) 2024 Kurytyba - Revista Multidisciplinar de Educação e Ciência
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(as) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para “Kur’yt’yba: Revista multidisciplinar de Educação e Ciência”. Em virtude de estarem publicados nesta revista de Acesso Livre, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista e para aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Assim sendo ao submeter um manuscrito o(a) autor(es) concordam com os seguintes termos:
1. O(a/s) autor(e/as) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2. O(a/s) autor(a/es) garante(m) que não foi submetido o mesmo manuscrito em outra(s) revista(s);
3. Os textos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação, sem nunca alterar conteúdos.
5. Ao submeter o texto, o(a/a) autor(a/es) correspondente declara que todos os autores(as) estão cientes e de acordo com a submissão do manuscrito. A manifestação de desconhecimento ou desacordo com a submissão por qualquer de um dos autores resultará na interrupção da tramitação do manuscrito.