O ENSINO DE GEOMETRIA COM O SUPORTE DE DESENHO GEOMÉTRICO
Abstract
artigo foca a qualidade do ensino da geometria utilizando como apoio o Desenho Geométrico. A disciplina de Desenho Geométrico é considerada um estudo a
parte da matemática, e muitas vezes o ensino deste conteúdo é delegado às áreas de Educação Artística e Artes. Percebeu-se que muitos livros didáticos ao longo dos anos deixaram de aplicar este conhecimento com a Matemática, porque criaram livros didáticos específicos para o Desenho Geométrico nas disciplinas de Artes e Educação Artística. Nessas, se prioriza a memorização dos passos das construções geométricas, em detrimento a integração com a geometria, ou seja, tendo o raciocínio mais a visualização. Dessa forma, percebeu-se que com as mudanças dos parâmetros curriculares e a preocupação
com questões de interdisciplinaridade, assim como outros ideais de ensino, repensa-se o ensino da Geometria e do Desenho Geométrico. O conteúdo de Desenho Geométrico juntamente com a Geometria é de suma importância para o discente no que tange aos aspectos complementares do conhecimento, tanto lógico quanto visual e criativo. Estas características auxiliam no raciocínio lógico-dedutivo, lógico-abstrato e que conduzem ao conhecimento não superficial, mas pautado em relações cognitivas que atingem um nível de visualização e perspicácia, que permitem dar argumentações que reforçam um saber consistente. Essas características podem ser verificadas a longo prazo, por essa razão este artigo traz um repensar sobre essa relação entre geometria e desenho geométrico.
Downloads
Copyright (c) 2009 Alzira Akemi Kushima, Jucélia Pirkel, Paulo Roberto Steenbock
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(as) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para “Kur’yt’yba: Revista multidisciplinar de Educação e Ciência”. Em virtude de estarem publicados nesta revista de Acesso Livre, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista e para aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Assim sendo ao submeter um manuscrito o(a) autor(es) concordam com os seguintes termos:
1. O(a/s) autor(e/as) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2. O(a/s) autor(a/es) garante(m) que não foi submetido o mesmo manuscrito em outra(s) revista(s);
3. Os textos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação, sem nunca alterar conteúdos.
5. Ao submeter o texto, o(a/a) autor(a/es) correspondente declara que todos os autores(as) estão cientes e de acordo com a submissão do manuscrito. A manifestação de desconhecimento ou desacordo com a submissão por qualquer de um dos autores resultará na interrupção da tramitação do manuscrito.