REDES NEURAIS ARTIFICIAIS NA PREVISÃO DO TEMPO DE DURAÇÃO DE AUDIÊNCIAS TRABALHISTAS
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo prever o tempo de duração de audiências trabalhistas, otimizando dessa maneira, o agendamento dos horários dos juízes do Fórum Trabalhista de São José dos Pinhais (SJP), Paraná. A metodologia proposta neste trabalho consiste em comparar duas ferramentas: Rede Neural Artificial (RNA) e Regressão Linear Múltipla. Para tanto, utilizou-se os dados dos processos do Fórum Trabalhista de SJP. Foram treinadas diversas RNAs com várias topologias e, em alguns casos, utilizando a Análise de Componentes Principais, buscando melhorar ainda mais os resultados obtidos. Na Regressão Linear Múltipla os testes foram realizados com os mesmos conjuntos de dados utilizados nas RNAs a fim de comparar as duas técnicas. As ferramentas utilizadas mostraram-se bem eficientes, sendo que para o problema abordado, o desempenho das RNAs, com a utilização de Análise de Componentes Principais, foi superior ao resultado apresentado pela técnica de Regressão Linear Múltipla.
Copyright (c) 2010 Alessandra Memari Pavanelli, Genival Pavanelli

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(as) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para “Kur’yt’yba: Revista multidisciplinar de Educação e Ciência”. Em virtude de estarem publicados nesta revista de Acesso Livre, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista e para aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Assim sendo ao submeter um manuscrito o(a) autor(es) concordam com os seguintes termos:
1. O(a/s) autor(e/as) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
2. O(a/s) autor(a/es) garante(m) que não foi submetido o mesmo manuscrito em outra(s) revista(s);
3. Os textos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação, sem nunca alterar conteúdos.
5. Ao submeter o texto, o(a/a) autor(a/es) correspondente declara que todos os autores(as) estão cientes e de acordo com a submissão do manuscrito. A manifestação de desconhecimento ou desacordo com a submissão por qualquer de um dos autores resultará na interrupção da tramitação do manuscrito.