A liderança militar e os conteúdos atitudinais na formação do aluno do segundo ano da Escola de Sargentos das Armas

  • Rafael de Oliveira Vital ESA

Abstract

Este trabalho procura mostrar como o desenvolvimento de conteúdos atitudinais na
formação do aluno do segundo ano da Escola de Sargentos das Armas (ESA)
influencia no exercício da liderança. O desenvolvimento da liderança inicia-se no
primeiro ano do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS), nas Unidades
Escolares Tecnológicas do Exército (UETE), e aprimora-se no segundo ano, do
mesmo curso, na Escola de Sargentos das Armas (ESA), prosseguindo ao longo da
carreira militar. Assim, foram abordados os conceitos, as teorias e os diversos aspectos
da liderança, lato sensu, o que engloba a chefia e a liderança militar e os conteúdos
atitudinais. A liderança é a palavra-chave numa instituição como o Exército, que visa a
segurança nacional, a defesa do território brasileiro e a formação de futuros cidadãos,
responsáveis e cientes de seus direitos e deveres. Durante toda a sua formação, os
discentes da Escola de Sargentos das Armas são empregados em funções de
comando/chefia, submetidos a inúmeras situações simuladas, desde atividades de
serviço até a máxima imitação do combate, em que se procura desenvolver e
incorporar os conteúdos atitudinais à sua essência. Para que seja possível conquistar a
confiança, a credibilidade e a lealdade dos subordinados, o futuro Terceiro-Sargento
necessita conhecer seus homens, criar um vínculo afetivo, dar o exemplo e motivá-los.
Ademais, ele precisa divulgar sua intenção e incentivá-los a participar das decisões,
para, então, alcançar a liderança de seu grupo e não apenas comandar pelo poder
atribuído a seu cargo.

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Published
2023-12-30
How to Cite
Vital, R. de O. (2023). A liderança militar e os conteúdos atitudinais na formação do aluno do segundo ano da Escola de Sargentos das Armas. A Quaderna, 1(1), 46-58. Retrieved from https://ebrevistas.eb.mil.br/quaderna/article/view/12358
Section
Artigos Científicos