A liderança militar e os conteúdos atitudinais na formação do aluno do segundo ano da Escola de Sargentos das Armas
Resumo
Este trabalho procura mostrar como o desenvolvimento de conteúdos atitudinais na
formação do aluno do segundo ano da Escola de Sargentos das Armas (ESA)
influencia no exercício da liderança. O desenvolvimento da liderança inicia-se no
primeiro ano do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS), nas Unidades
Escolares Tecnológicas do Exército (UETE), e aprimora-se no segundo ano, do
mesmo curso, na Escola de Sargentos das Armas (ESA), prosseguindo ao longo da
carreira militar. Assim, foram abordados os conceitos, as teorias e os diversos aspectos
da liderança, lato sensu, o que engloba a chefia e a liderança militar e os conteúdos
atitudinais. A liderança é a palavra-chave numa instituição como o Exército, que visa a
segurança nacional, a defesa do território brasileiro e a formação de futuros cidadãos,
responsáveis e cientes de seus direitos e deveres. Durante toda a sua formação, os
discentes da Escola de Sargentos das Armas são empregados em funções de
comando/chefia, submetidos a inúmeras situações simuladas, desde atividades de
serviço até a máxima imitação do combate, em que se procura desenvolver e
incorporar os conteúdos atitudinais à sua essência. Para que seja possível conquistar a
confiança, a credibilidade e a lealdade dos subordinados, o futuro Terceiro-Sargento
necessita conhecer seus homens, criar um vínculo afetivo, dar o exemplo e motivá-los.
Ademais, ele precisa divulgar sua intenção e incentivá-los a participar das decisões,
para, então, alcançar a liderança de seu grupo e não apenas comandar pelo poder
atribuído a seu cargo.
Downloads
Copyright (c) 2023 A Quaderna
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral:
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado.
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e são detalhadas como segue:
Sobre a licença Creative Commons CC-BY 4.0, você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.