A Logística da artilharia de Corpo de Exército
uma abordagem da atuação do grupamento logístico e de uma estrutura especializada de mísseis e foguetes para o desdobramento no TO.
Resumen
No contexto da Artilharia de Mísseis e Foguetes, o apoio logístico ganha relevância, seja pela importância estratégica dessa capacidade dissuasória, seja pela especificidade dos meios empregados. O atual sistema de fogos de saturação utilizado pelo Exército Brasileiro pauta-se no ASTROS, que proporciona um apoio de fogo de grande alcance e letalidade, com alta taxa de precisão e tecnologia, tendo capacidade de atingir alvos entre 15 e 300 km. Para isso, o referido sistema conta com aspectos tais como alta capacidade de saturação de área, considerável mobilidade em terrenos diversificados, multicalibres pelos diferentes foguetes,
aerotransportável e suporte logístico integrado.
Nesse sentido, cabe destacar que o processo logístico deve ser baseado na chamada “Logística na Medida Certa”, que é crucial no contexto militar, especialmente ao considerar o apoio a sistemas complexos, como no caso do Sistema ASTROS. Esse conceito realça a importância de fornecer o apoio logístico adaptado às necessidades específicas de cada operação, sem excessos ou carências.