Aplicação do método de solution blow spinning para a obtenção de nanofibras de polietileno de ultra alto peso molecular (PEUAPM)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Karollyne G. C. Monsores
Anderson O. da Silva
Ricardo P. Weber
Marcos L. Dias

Resumo

A técnica de fiação de solução por sopro (solution blow spinning – SBS) é conceitualmente similar à da eletrofiação (electrospinning), porém sem a aplicação de baixas correntes e de alta tensão, mas com resultados tão satisfatórios quanto para produção de micro e nano fibras. Este estudo objetivou, por meio da técnica SBS, produzir nanofibras de polietileno de ultra alto peso molecular (PEUAPM). As imagens de microscopia eletrônica de varredura (MEV) mostram nanofibras, apresentando diâmetro médio de 200-325 nm. Os resultados obtidos indicam que a distância de trabalho, a pressão de injeção e a concentração são variáveis que influenciam diretamente no diâmetro médio das fibras, resultando em fibras com menores diâmetros para concentrações mais baixas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Monsores, K. G. C., Silva, A. O. da, Weber, R. P., & Dias, M. L. (2023). Aplicação do método de solution blow spinning para a obtenção de nanofibras de polietileno de ultra alto peso molecular (PEUAPM) . Revista Militar De Ciência E Tecnologia, 39(2). Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/CT/article/view/10856
Seção
Artigos