Modelo tridimensional de um veículo de três eixos por transformadores cinemáticos
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Resumo
Este trabalho tem por finalidade apresentar um modelo tridimensional de um veículo de três eixos com suspensões independentes MacPherson e esterçamento nos eixos dianteiro e intermediário. O modelo foi desenvolvido no software MATLAB. São implementadas duas simulações no modelo: uma considerando a acomodação da suspensão ao peso do veículo, e outra considerando a execução de uma manobra evasiva dupla a baixas velocidades. É empregado o método dos transformadores cinemáticos, a fim de considerar as não-linearidades provenientes da configuração de suspensão. Os resultados obtidos de acomodação da suspensão são comparados com os resultados obtidos para uma viatura de dois eixos. Na manobra evasiva dupla, os resultados obtidos são qualitativamente analisados. Conclui-se que a inserção de um novo eixo na carroceria acrescenta mais uma fonte de esforços no chassi, explicando as diferenças obtidas no comportamento dinâmico do veículo de dois eixos e de três eixos.
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