QUEM DESCOBRIU O CURRÍCULO OCULTO? UMA REFLEXÃO SOBRE FORMAÇÃO NA PMERJ
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente artigo científico faz uma reflexão sobre o currículo oculto e a formação na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). A discussão iniciase com a revisita aos trabalhos acadêmicos produzidos na Escola Superior de Polícia Militar sobre a temática formação policial, na busca de pesquisas que abordassem o currículo oculto. Neste sentido, explora o conceito de currículo oculto e seus elementos constitutivos com vistas a desvelar e minimizar seus efeitos. Em seguida, apresenta a Pedagogia do Guerreiro como resultante das intervenções dos ethos militar e ethos do guerreiro na formação militar. Explica também o dilema entre o sagrado e o profano instituído pelo ethos do guerreiro nas instituições policiais. Por fim, se estabelece os desafios para a formação na PMERJ e aponta o currículo oculto como um fenômeno emergente a ser compreendido, que deve ser objeto de discussão permanente nos espaços de formação, a fim de conscientizar os atores envolvidos nos processos formativos para a responsabilidade e o compromisso com a política de ensino da instituição, fatores primordiais para o alcance de uma educação de qualidade.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
A Giro do Horizonte (GH) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: Os autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.