A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS NOS NÚCLEOS DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA DA ARMA DE INFANTARIA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A frequente transformação do Sistema de Ensino Militar levou à adoção do Ensino por Competências como metodologia substituta à utilizada atualmente no Exército Brasileiro. Neste sentido, o objetivo da presente pesquisa foi analisar os efeitos da implantação desta metodologia nos Núcleos de Preparação da Reserva (NPOR) da Arma de Infantaria, a fim de se verificar em que medida o ensino por competências influenciará a condução do processo ensino-aprendizagem adotado atualmente nestes núcleos. Para tanto, essa dissertação foi desenvolvida nos anos de 2014 e 2015, envolvendo uma pesquisa bibliográfica além de entrevistas com especialistas e questionários a oficiais instrutores destes núcleos e da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), que já desenvolve esta metodologia de ensino. Foi verificado que o emprego do Ensino por Competências nos NPOR influenciará favoravelmente o processo de ensino destes núcleos, posto que implementará novas práticas educacionais alinhadas com a nova concepção de ensino. As principais mudanças levantadas estão agrupadas nas dimensões conceitual, material, pessoal e documental. Desta forma, essa dissertação conclui com a proposta de uma Cartilha de Implantação do Ensino por Competências nos NPOR da Arma de Infantaria, a fim de auxiliar este processo de atualização pedagógica.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
A Giro do Horizonte (GH) está licenciada:
A partir de 2019 sob as condições do Creative Commons (CC BY 4.0)
Até 2018 sob as condições do Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0)
As licenças estão informadas na página de acesso do artigo e detalhadas na página Direitos Autorias desta publicação.
Copyright: Os autores são os detentores do Copyright, sem restrições, de seus artigos.
Aviso
Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra.